O Athletico estava sem comando no sub-20 desde a demissão de Caco Espinoza. Correia assume time destaque no Brasileirão, mas eliminado no estadual
O Athletico anunciou na noite desta quinta-feira (1) a contratação do técnico João Eduardo Correia para o comando da equipe sub-20. Destaque no Campeonato Brasileiro e eliminada no estadual, categoria estava sem treinador desde a demissão de Caco Espinoza, no início da semana.
Português estava no comando da equipe sub-20 do Barra-SC na temporada. Correia ainda foi auxiliar técnico em Atlético-GO, Vasco e Cuiabá.
Nascido em Portugal, João Eduardo Correia ainda tem experiência fora dos gramados, na análise de desempenho do AEK, da Grécia. Treinador esteve na base do Benfica por curto período de tempo.
Correia acompanhou a última partida da equipe sub-20 do Athletico, goleada por 5 a 0 contra o Bragantino, no Miniestádio do CT do Caju. Técnico português vai assumir elenco que marcou 138 gols em 42 jogos na temporada 2024, média de 3,2 por jogo.
No Campeonato Brasileiro, equipe que foi comandada por Caco Espinoza é terceira colocada, com 30 pontos somados em 30 jogos (62% de aproveitamento). O Athletico é o time que mais goleou na competição, com cinco vitórias por três ou mais gols.
Time sub-20 do Furacão foi eliminado nas quartas de final da Copinha desta temporada, contra o Grêmio Novorizontino-SP. No Campeonato Paranaense, categoria caiu contra o Azuriz, também nas quartas.
Quem são as promessas da base do Athletico?
O meia João Cruz (2006), já promovido ao profissional, e o atacante Felipe Chiqueti (2005) dividem liderança do ano na base, com 13 gols cada. Os centroavantes Sorriso (2006) e Walace (2005) têm 12 gols e dividem vice-artilharia.
Destes, apenas Sorriso ainda não teve chance no time profissional. Em primeiro ano no sub-20, Sorriso teve muito destaque na última temporada, quando marcou 18 gols em 24 jogos pelo sub-17.
No meio campo se destacam Dudu, também promovido ao profissional no início da temporada, Léo Ataíde, lateral-direito de origem e que se tornou volante neste ano, além de Carlos Biro e Diogo Riquelme (promovido ao profissional).
Na defesa, o lateral-esquerdo Léo Derik é o jogador que mais teve minutos na temporada e foi convocado para preparação com a seleção brasileira sub-20, na última lista divulgada por Ramon Menezes. Fábio Lucas e Marcão, zagueiros revelados pelo Resende-RJ e contratados pelo Athletico, também se destacam.
No gol, Matheus Soares era o titular, mas com a venda de Bento e Gabriel Pereira nesta janela de transferências, se tornou terceiro goleiro profissional. O ucraniano Maksym assume posição.