O primeiro jogo será contra o Vasco, fora de casa, na sexta-feira (20). João Correia comanda e conta com nomes consolidados na equipe
Depois de um excelente 2025 no sub-20, com o título do Paranaense voltando ao CT do Caju depois de nove anos e a campanha de semifinalista no Campeonato Brasileiro, o Furacão volta a campo com nomes conhecidos na estreia do Brasileirão da categoria.
A escalação completa ainda será definida pelo técnico João Correia, considerando que muitos dos jogadores integraram as relações no Campeonato Paranaense. Desfalques da temporada passada confirmados para a partida são os de Felipe Chiqueti, que completou 21 anos e não integra mais a categoria de base; e Marcão, zagueiro de 19 anos que não chegou a um acordo de renovação e não deve seguir no Athletico.

Para jogo, seis jogadores estão cotados para a titularidade. O goleiro Matheus Soares completou 21 anos em janeiro, mas deve ser o nome a iniciar a partida. No último Brasileirão sub-20, atuou em 17 das 21 partidas disputadas, com um total de 55 defesas e uma média de 3.2 defesas por jogo e 19 gols sofridos, além de oito jogos sem sofrer gols. Na taça FPF, Soares teve atuações discretas, acompanhando o desempenho coletivo. No Paranaense atuou nos dois primeiros jogos enquanto Mycael cumpria suspensão, e tomou dois gols contra Azuriz e Cianorte.
LEIA TAMBÉM:
Na defesa, Fábio Lucas retorna após período de recuperação de lesão. O jogador seria um dos titulares no time de aspirantes durante a disputa do Paranaense, mas não reuniu condições de jogo a tempo. No último Brasileiro na base, em 17 atuações, marcou um gol. Além do expressivo número de 8.9 bolas recuperadas por jogo. O zagueiro tem como características a construção de jogo e a forte presença na área em bolas paradas. Com 19 anos, é um nome para ficar de olho, dado o histórico de ascensão de Arthur Dias, hoje no profissional aos 18.
Na lateral, um dos, se não maior destaque do sub-20 de 2025, Vitinho assume pela direita. A expectativa de sua titularidade no Paranaense era grande, ainda maior por sua Taça FPF, mas que não passou disso. A contratação de Gilberto, lateral-direito ex-Palmeiras, barrou a possibilidade de alta minutagem. Até o momento, Vitinho esteve em campo por 81 minutos, somando as três partidas que jogou, e conseguiu uma média de 2.3 bolas recuperadas por jogo. No Brasileirão sub-20 em 2025, alcançou a grande marca de 44% de acerto nos cruzamentos. Em setembro de 2025, o lateral de 18 anos renovou até o fim de 2029.

No meio-campo, o volante Kauan Stabelini é um dos nomes confirmados. Apesar da baixa minutagem recebida na Taça FPF e no Campeonato Paranaense, Stabelini deve ser um dos principais nomes para o sub-20 na temporada. No Brasileirão sub-20 de 2025, atuou em 13 dos 21 jogos e teve uma média de 5.6 bolas recuperadas por jogo. No entanto, protagonizou nove erros que levaram à finalização. No estadual da categoria, na campanha de campeão, marcou um dos três gols da final contra o Cascavel. No Paranaense de 2026, atuou por 34 minutos.
No ataque, um dos nomes é o de Sorriso. O atacante de 19 anos é destaque desde o sub-17, com gols decisivos em fases finais do Brasileirão da categoria em 2023. No Brasileirão sub-20, em 2025, jogou em 12 partidas e foi titular em dez. Teve uma média de 75 minutos por jogo, com quatro gols marcados e 15% de conversão de gols. No Paranaense, foram seis gols marcados em dez jogos disputados, mas apenas três como titular. Com o contrato chegando ao fim, Sorriso vive uma incerteza no clube.
O sexto nome apontado para a titularidade é o de Lucas Amorim. Depois de algumas atuações abaixo, Amorim vem de um jogo bom contra o Londrina. Assumiu como centroavante no lugar de Renan Viana e contribuiu com a assistência para o primeiro gol atleticano, marcado por Chiqueti. Na base ainda não teve destaque. Se recuperando de lesão, em 2025 foram nove jogos no Paranaense e um no Brasileirão, sem gols marcados.

O jogo é às 15h na próxima sexta-feira. Athletico e Vasco se enfrentaram nas quartas de final do último Brasileirão sub-20. Na ocasião, o Furacão venceu o Cruzmaltino por 4 a 2, com três gols de Lima, meia transferido ao Atlético Goianiense em dezembro, e um de Chiqueti.