Partes voltam a conversar após entrave por questões financeiras e a negociação caminha para um contrato de cinco anos
As negociações para a renovação de Dudu caminharam na manhã dessa quarta-feira (8). Segundo apuração do Globo Esporte, confirmada pela Trétis, o tempo de contrato discutido para a renovação é de cinco anos, prorrogando o vínculo até 2030.
A renovação deve receber um desfecho em três semanas. Caso contrário, Dudu poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do dia 29 de outubro e deixar o Furacão de graça. Na última semana, as negociações emperraram por divergências financeiras. Dudu pedia um salário em torno de R$100 mil.
Negociação
Na semana passada, o Athletico notificou o staff de Dudu, alegando que iria exercer a extensão do vínculo por dois anos, cláusula de renovação automática presente no contrato assinado pelo atleta em maio de 2023, no que prorrogaria o vínculo com o clube de 29 de abril de 2026 até o fim de abril de 2028. Seu staff discordou das condições e as negociações travaram.
LEIA TAMBÉM:
Em paralelo, o jogador foi consultado por clubes interessados, como o Bayer Leverkusen-ALE e o Atlético de Madrid-ESP, além de uma equipe da Turquia que tentou abrir negociações com o Athletico.
No entanto, a prioridade do atleta e de seu staff sempre foi a renovação com o Athletico. Dudu, inclusive, confirmou em entrevista à Trétis o desejo de renovar. Formado nas categorias de base, chegou no sub-14, em 2019. Desde então, viveu um desenvolvimento grande na carreira, passando pela seleção de base sub-17 em mais de uma oportunidade e conquistando o Sul-Americano de 2023, mesmo ano em que estreou profissionalmente.
Em curso há mais de um mês, as conversas começaram após a saída de Kauã Moraes para o Cruzeiro. O lateral fez uma sequência de 13 jogos seguidos pela Série B, enquanto recebia um salário de categoria de base. Moraes recusou a proposta de renovação oferecida pelo Athletico, e o Cruzeiro pagou sua multa rescisória (aproximadamente R$10 milhões).
Dudu em campo
Em 2025, Dudu vive sua primeira temporada com oportunidades para estar em campo profissionalmente, mesmo com idade de sub-20. Atuou em 18 jogos, e apenas sete deles como titular. Voltou à disposição no dia oito de junho, na derrota para o Atlético-GO, na Arena da Baixada, após seis meses de recuperação de lesão sofrida no ombro, ainda na pré-temporada.
Sob o comando de Odair Hellmann, teve destaque pelas boas partidas que fez pela Copa do Brasil contra São Paulo e Corinthians, além de seus dois primeiros gols marcados como profissional, contra Paysandu e Botafogo-SP.
Dudu, entre os meias da Série B, é o primeiro em gols marcados a cada 90 minutos. É o primeiro em gols esperados da equipe quando em campo, por ser um jogador finalizador. Pela Copa do Brasil, teve um gol anulado contra o Corinthians. É, ainda, o sétimo com mais toques dentro da grande área.
Dudu deve ganhar ainda mais destaque no ano de 2026, independente da divisão nacional do Athletico, que deve passar por um ano de reconstrução e elenco curto, contando com jogadores que ainda estão nas categorias de base. A renovação de uma joia da base da qualidade de Dudu é o caminho mais seguro.
Em coletiva de imprensa, Odair Hellmann destacou a polivalência do meia, que foi vista em campo com o treinador. Dudu já atuou como volante, meia pela direita e pela esquerda, e até como ala pela esquerda, contra a Ferroviária.