Luiz Gustavo chegou com status de titular e com postura de líder, agora dentro das quatro linhas a ajuda tática será fundamental para o Papito
Pela primeira vez, desde a última temporada, Luiz Gustavo dá a Odair Hellmann a possibilidade de ter uma variação tática, que ao longo do ano, precisará ser posta em campo. Sua característica de jogo, um “camisa 5” que para muitos faz lembrar Fernandinho.
Não que fugir dos 3 zagueiros seja uma necessidade, longe disso. Mas, para encarar o Corinthians, por exemplo, na Arena, uma meia cancha mais recheada com uma peça de muita qualidade defensiva, além de uma saída de bola mais qualificada, poderá ser um bom caminho para o Furacão.
A chegada do veterano ao plantel de Odair Hellmann, trouxe o que se espera até aqui: experiência e liderança. Pontos muito importantes quando se trata de uma competição tão técnica e cheia de varições como é a Série A do futebol Brasileiro. E esse ponto faz LG um jogador fundamental no elenco.
Papito agora pode por uma linha formada por quatro jogadores na defesa e uma trinca de meio-campistas ou médios, como preferir. E isso é algo que pode mudar a temporada rubro-negra. Há um bom tempo, não temos confiança para ver a equipe nessa formação. Agora, surge o “Luiz” no final do túnel.
No último ano, quando o Athletico esteve inserido em um contexto da Série B, em mais de uma oportunidade o treinador athleticano trouxe a público falas categóricas de que a formação supracitada era impraticável. E todos seus testes mostram isso. O segundo tempo contra o Volta Redonda exemplifica muito bem o que foi essa formação em 2025.
O retorno do Furacão à elite do futebol brasileiro nos traz uma conclusão evidente: será necessário ter mais do que um “modo de jogo” para superar tantos desafios. E a criatividade tática, claramente, passa por encorpar o elenco. Nesse ponto, ainda tempos lacunas a serem preenchidas e quem sabe o único setor fechado sejá o meio campo com a experiência de Luiz Gustavo e Jadson, a qualidade técnica de Zapelli e Portilla, além da juventude de Riquelme que ganhou a torcida na equipe de Aspirantes.
Portanto, concluo: Luiz Gustavo é peça fundamental para Odair Hellmann variar a formação e manter o nível competitivo do elenco a depender da proposta de cada partida!