Athletico começa a desenhar elenco de 2026 enquanto luta pelo acesso

Foto: athletico.com.br

Mesmo com a reta final da Série B em jogo, diretoria já discute quem fica e quem sai para a próxima temporada

Publicidade

Enquanto o Athletico tenta confirmar o retorno à Série A dentro de campo, fora dele o movimento já é intenso. A diretoria começou a traçar o desenho do elenco para 2026, avaliando contratos, empréstimos e possíveis saídas. A lista é extensa e mistura nomes consolidados, apostas recentes e jogadores que devem encerrar a passagem pelo clube em breve.

Habraão, Léo Pelé e Raul tem contratos extensos

A situação do zagueiro Habraão é uma das primeiras na lista de saídas. Apesar de ter contrato até o final de 2027, há expectativa para que uma proposta chegue ainda neste ano para que o defensor deixe o Athletico. A direção não tem intenção de mantê-lo no elenco para a próxima temporada.

Léo Pelé e Raul são dois casos de contratos longos, até 2028 e 2027, respectivamente, mas ambos também vivem momentos de incerteza. Nenhum dos dois rendeu o esperado e podem ser negociados caso apareçam interessados na próxima janela.

Velasco e Benavidez têm cláusula de compra em caso de acesso

Benavidez tem cláusula de compra se o Athletico garantir o acesso | Foto: Duda Matoso/athletico.com.br

Entre os reforços da atual temporada, Kevin Velasco e Gastón Benavidez vivem situação particular. Ambos estão emprestados e têm cláusulas de compra atreladas ao acesso à Série A. Se o Athletico confirmar o retorno, a tendência é de que os dois sejam adquiridos em definitivo. As situações estão sendo acompanhadas de perto, mas há a opção de um novo empréstimo para Velasco.

Fim de ciclo para parte do elenco

Outros nomes devem encerrar a trajetória no CT do Caju. É o caso de Fernando, que já foi liberado para buscar um novo clube. Tobias Figueiredo, que pertence ao Fortaleza, deve retornar ao fim do empréstimo.

Belezi e Madson também vivem indefinição. O zagueiro tem contrato até dezembro e precisaria renovar para seguir. Já o lateral, que passou boa parte do ano tratando lesão, dificilmente receberá proposta de permanência.

Lucas Belezi tem contrato com o Furacão até o fim de 2025 | Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Patrick, Giuliano, Tévis e Kardec em reta final de contrato

A lista de vínculos que se encerram no fim do ano ainda inclui Patrick, Giuliano, Tévis e Alan Kardec. Todos devem ter o futuro reavaliado após o término da Série B. No caso de Kardec e Giuliano, o fator idade pesa, mas há reconhecimento pela experiência e pelo papel de liderança nos bastidores.

A comissão técnica também aguarda o fim da competição para discutir com a diretoria quem será mantido e quem pode ser liberado.

Decisões após a reta final

Com o Athletico focado na luta pelo acesso, as decisões contratuais só devem ser tomadas de forma definitiva após a última rodada. A prioridade é garantir o retorno à elite e, a partir disso, definir o que será mantido para o próximo ciclo.

Nos bastidores, a avaliação é de que o elenco passará por nova filtragem, com prioridade para quem se destacou na campanha e mostrou potencial de crescimento. A montagem de 2026 já começou, mas o tamanho das mudanças dependerá do desfecho dentro de campo. E esse desfecho, o Athletico ainda está escrevendo.

Veja também