Oficial: Athletico anuncia Martin Varini como novo treinador

Compartilhe

Técnico uruguaio teve primeiro contato com o elenco e chega com três auxiliares. Varini estreia no sábado (13), contra o Ypiranga

O Athletico confirmou na noite desta terça-feira (9) a contratação do técnico Martin Varini. O uruguaio de 32 anos teve seu primeiro contato com o elenco atleticano, porém ainda não comandará e equipe em partida contra o Bahia, nesta quarta-feira (10), às 19h.

Varini deve comandar o Athletico pela primeira vez na beira do gramado em jogo conta o Ypiranga, pela terceira fase da Copa do Brasil, no próximo sábado (13). Partida é decisiva e o Furacão precisa virar resultado de 2 a 1 ao clube gaúcho.

Com Martin Varini chegaram os auxiliares Alejandro Toyos, Nicolás da Costa e Vinícius Rovaris. Rovaris, inclusive, estava empregado no Goiás e aceitou se juntar ao Athletico, com Varini. Juca Antonello, treinador interino do Athletico, também deve ser mantido na casa, como auxiliar fixo.

Em rápida fala à imprensa durante sua chegada a Curitiba, Varini comenta momento inicial no comando do Furacão: “Me sinto muito bem, muito contente. Grande desafio, estou muito feliz. Conheço todo o elenco, tem jogadores do Uruguai, também, tem argentinos… Muito feliz.”

Treinador tem apenas dois trabalhos profissionais na carreira, pelos times uruguaios Rentistas e Defensor, em 2021 e na atual temporada. Em março deste ano, Varini se consagrou campeão da Copa do Uruguai.

Neste caso, o Athletico interrompeu o bom trabalho do técnico no Defensor. Clube é atual terceiro colocado na liga nacional uruguaia e perde treinador. O Furacão tinha política recente da não contratação de treinadores vinculados a outros clubes.

Varini teve três temporadas como auxiliar técnico de Paulo Pezzolano no Cruzeiro e no Real Valladollid-ESP.

Athletico buscou Diniz e contratação é decisão de Petraglia

A escolha pelo nome de Martin Varini foi estritamente do presidente do Conselho Administrativo do clube, Mário Celso Petraglia. Soube a Trétis que o cartola rubro-negro teve conversa com o ex-diretor de futebol e zagueiro do Athletico, Paulo André, para saber selar decisão. Paulo André e Varini trabalharam juntos no Cruzeiro.

A intenção no início da busca, porém, era de apostar as fichas em Fernando Diniz. O Athletico, inclusive, avaliou manter Juca Antonello até o final da temporada caso o treinador atual campeão da Copa Libertadores não aceitasse, como não aceitou. Petraglia, então, reavaliou e viu com bons olhos a chegada de Varini.

Diniz negou investidas por querer tempo para descansar após passagem de dois anos no Fluminense. Treinador não afastou possibilidade de voltar a trabalhar ainda em 2024, mas não quer assumir clubes imediatamente.

Internamente, outros nomes passaram pela direção de futebol. Rafael Guanaes, ex-Athletico e hoje no Operário, agradou em determinado momento. O Furacão conduziu entrevistas com outros alvos, como o português Carlos Carvalhal, mas esbarrou na pedida salarial.

Athletico: conheça o jogo de Martin Varini

Veja também