Athletico têm todas as ferramentas para seguir seu caminho

Compartilhe

Saída de Tiago não deve significar o fim do ciclo de vitórias

Tiago Nunes está deixando o Athletico para treinar o Corinthians. O ponto falho nessa história está no discurso recente sobre continuidade e respeito ao clube. O próprio Tiago disse em entrevista que não ouviria mais propostas de outros clubes no meio da temporada pois isso significaria uma espécie de afronta a instituição que ele estava trabalhando. Isso não durou um mês, e inclusive acabou colocando pressão Petraglia, que vivia uma situação delicada.

 

Desportivamente, no entanto, é tolo desconsiderar a história de Tiago ou vilanizá-lo. Permanecer em um clube e aumentar sua idolatria não é algo simples, pois vencer e vencer é uma rotina difícil de ser alcançada, e deve ser consenso entre os torcedores que o Athletico viveu um momento iluminado em sua história recentemente. Isso não vai acontecer sempre.

 

Sendo assim, um treinador como Tiago deve ter a consciência de que poderia balançar ainda como treinador do Ahtletico e um novo desafio não seria algo ruim, ainda mais em um clube que em sido porta de entrada para a seleção brasileira. É tudo muito triste, porém, dá para entender.

 

Devemos lembrar, no entanto, que o Athletico é o único projeto de futebol do Brasil. Petraglia e Paulo André, com toda essa decisão, deixaram claro, indiretamente, que o clube não está disposto a fazer loucuras e que ninguém poderá bater o pé em busca de benefícios desproporcionais. Não iremos contratar qualquer pessoa no mercado que não esteja disposta a seguir nosso modelo e nossa filosofia, e há uma certeza de que, nesse momento, a conversa será cuidadosa.

 

Todo o agradecimento para Tiago, apesar de uma leve decepção.  O clube continua e seguirá seu projeto, que é inigualável dentro do contexto do futebol brasileiro. Se o próximo treinador dará certo ainda é um mistério, mas parece fato que o Furacão seguirá trabalhando de maneira coerente e longe da mesmice.

Veja também