O Athletico é muito mais do que apenas um clube de futebol.
Seria muito simplista falar que o Athletico Paranaense é apenas um clube de futebol. Além de ser um “estado de espírito” (parafraseando Sônia Nassar), existem outros milhares de significados diferentes do que o Athletico é e representa para cada torcedor do Furacão.
O Athletico pode ter se tornado sua paixão através de um amigo, de algum jogo despretensioso qualquer, de alguém que você admira e te influenciou ou através da cultura familiar da casa onde você nasceu. A partir de cada história o Athletico se torna único na vida do torcedor, porque viver o CAP tem sim a ver com a Baixada, ídolos, títulos, alegrias e tristezas, mas tem também absolutamente tudo a ver com a sua memória afetiva ligada a momentos e athleticanos marcantes na sua vida.
Eu tenho certeza de que quando você olha para trás e se recorda de algum jogo emblemático, um título específico, um gol improvável, uma classificação heroica, você automaticamente se lembra de como se sentiu naquele momento, as pessoas com quem compartilhou aquela emoção e como o Athletico te fez feliz naquele dia. Você pode também nunca mais ter esquecido a sensação de ver alguém “inabalável” chorando de tristeza em algum momento ruim do Furacão. De uma forma ou de outra todos nós temos nossas histórias de vida ligadas ao Athletico Paranaense.
No dia 26 de março o Athletico completa 100 anos de existência. É um centenário fazendo parte e fortalecendo laços de amizades, relacionamentos e famílias. São 100 anos de corações rubro negros ligados e pulsando na mesma sintonia. É uma herança sem valor monetário. Dinheiro se perde e se gasta. Suas lembranças e memórias com aqueles que você ama jamais poderão ser tiradas de você, mesmo que eles não estejam mais entre nós.
No centenário do meu clube do coração eu desejo sucesso, força e crescimento contínuo para que mais e mais Athleticanos tenham a oportunidade de se apaixonar pelo Furacão enquanto criam laços e memórias afetivas com outros Athleticanos. É a paixão orgânica que simplesmente existe independente de qualquer coisa. É o amor genuíno que transcende tamanho, fase ou divisão. É o orgulho pelas cores vermelha e preta.
Se eu tivesse que escolher, escolheria o Athletico outras 1000x. É bom demais poder se orgulhar da nossa história, das dificuldades que passamos, do crescimento inimaginável e do grandioso futuro que temos pela frente. Nossa história difícil nos uniu como torcida e como família. A tradição e o vigor sem jaça nos legou o sangue forte.
Que venham mais 100 anos de Athletico Paranaense. O maior e mais importante clube que esse Estado já teve.
Parabéns, meu Furacão!