100 vezes Bruno Guimarães

Compartilhe

Craque rubro-negro chega a marca no próximo jogo com quatro títulos conquistados e seu nome eternizado na história do Athletico

Bruno Guimarães Rodriguez Moura, carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro, mas com história em Curitiba. Neste domingo (29), caso atue contra a Chapecoense, na Arena da Baixada, o craque atleticano completa seu centésimo jogo pelo Furacão. Com quatro títulos conquistados, o volante escreve seu nome na história do rubro-negro.

 

Contratado por empréstimo em maio de 2017 junto ao Audax-SP, o volante estreou pelo Athletico contra o Atlético Goianiense, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, entrando ao segundo tempo, no lugar de Deivid. Até o fim da temporada, atuou somente em outros três confrontos, todos pelo Brasileirão e entrando no decorrer das partidas.

 

Em 2018, no entanto, a história do camisa 39 começa a ganhar os contornos de sucesso que estavam por vir. Com o até então desconhecido treinador Tiago Nunes, Bruno integrou a equipe do título do Campeonato Paranaense de 2018, sendo um dos principais jogadores da conquista e registrando seu nome na decisão, com um belo gol na final contra o Coritiba. Seu destaque no Furacão se deu pelo poder de dinamismo que atribuiu à equipe, aliando a capacidade de leitura de jogo, passe refinado e facilidade na tomada de decisões.

 

Com a campanha, foi contratado em definitivo pelo Athletico e ganhou novas oportunidades no elenco principal. Em má fase do clube no início do Brasileirão, Bruno chegou a atuar até como zagueiro no esquema tático do então treinador Fernando Diniz. Após a entrada de Tiago Nunes no comando técnico, o volante foi, aos poucos, conquistando seu espaço, sendo uma espécie de 12º jogador, com atuações consistentes e sempre seguras nas ocasiões em que era acionado.

 

A partir das semifinais da Sul-Americana, não teve mais jeito: o craque, que dividia a posição com Lucho González, tinha que jogar. Nunes teve uma grande dor de cabeça para sacar Wellington – também em grande fase – para ser o reserva imediato do experiente argentino, mas a relevação correspondeu às expectativas e teve atuações magistrais contra o Fluminense. A partir daí, a ascensão meteórica no elenco principal se consolidou: entrou para não sair mais.

 

Bruno pode ser considerado um jogador ideal para o futebol em alto nível competitivo. Moderno, o atleta possui capacidade de marcação natural da sua posição, mas se destaca pela qualidade técnica e visão de jogo extremamente apuradas. Além de organizar as jogadas ofensivas e atuar no sistema defensivo, o camisa 39 também aparece como elemento surpresa dentro da área em jogadas de ataque. Na parte física, o jogador de 21 anos também não deixa a desejar: a boa estatura de 1,82 o permite ser bem utilizado defensivamente em jogadas aéreas. 

 

Outra característica importante de Bruno Guimarães é a liderança que possui na equipe, mesmo com pouca idade. Tiago Nunes, em recente entrevista ao programa Debate Final, da FOX Sports, destacou a capacidade do volante em assumir responsabilidades.

 

“Ele é especial. Se sente muito veterano no meio dos mais velhos. É um cara que pede a bola nos momentos que ninguém quer. Esse perfil de jogador é raro de encontrar.” afirmou o treinador.

 

Como atua flutuando entre a linha de meio-campistas, seu papel, muito além do número de gols ou assistências diretas, possui grande importância tática. Bruno é o típico atleta que “faz o time jogar”. Sua qualidade técnica – com lançamentos em profundidade e a organização do meio campo – atribui ao Athletico um controle de jogo importante durante as partidas.

 

De acordo com dados do portal especializado em estatísticas SofaScore, por exemplo, o volante possui uma média de 88% de acerto nos passes por jogo, mesmo tendo a característica de executar jogadas de maior dificuldade. Cada vez mais maduro, o craque deixa de ser uma promessa e se torna, definitivamente, uma realidade no futebol brasileiro, como um dos jogadores mais talentosos do mercado nacional. E o torcedor atleticano, quatro vezes campeão com o atleta, tem o privilégio de poder comemorar 100 vezes Bruno Guimarães.

Veja também