20 anos de Campeão Brasileiro

Compartilhe

Em 23 de dezembro de 2001, Athletico se firmava como um dos grandes no cenário nacional

O dia 23 de dezembro marca a grande entrada do Athletico Paranaense no cenário nacional do futebol. No estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), 2.400 abençoados comemoraram ao vivo a conquista do primeiro título nacional. Em Curitiba, a explosão foi de outras tantas milhares de pessoas que foram ao céu com a primeira estrela dourada no manto rubro-negro.

O gol final do herói Alex Mineiro, que marcou 8 gols em 4 partidas na fase decisiva, fechou uma campanha brilhante na reta final. A arrancada do Athletico com Geninho no comando foi histórica. Os onze titulares viraram ídolos do Furacão e todos sabem de cabeça a escalação com Flávio, Nem, Rogério Correa e Gustavo; Alessandro, Cocito, Kléberson, Adriano Gabiru e Fabiano; Kléber e Alex Mineiro.

A partir dali, o Athletico firmou-se no bloco dos grandes clubes do futebol brasileiro. Em 20 anos, foi rebaixado apenas uma vez. Conquistou sete estaduais, dois títulos continentais, um título intercontinental no Japão e a Copa do Brasil, além de uma final da Libertadores, um vice Brasileiro e outros dois vices da Copa do Brasil.

Que venham os próximos 20 anos!

Veja também