Daronco apitou os últimos três confrontos entre os dois times e Furacão venceu apenas três de seus últimos sete jogos apitados por ele
Anderson Daronco vai apitar Botafogo x Athletico, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Árbitro gaúcho, conhecido da torcida atleticana, apitou quatro jogos do Furacão na temporada 2022, entre eles, os únicos dois confrontos entre Athletico e Botafogo, pelo Brasileirão.
Partida será o 12° jogo da temporada do árbitro de 42 anos, que estreia em jogos do Furacão em 2023. Desde 2021, até onde data o registro oficial da CBF, Daronco apitou sete jogos do Athletico, que venceu três jogos, empatou um e perdeu outros três jogos.
Pela Copa do Brasil, o último encontro entre o Furacão e o juiz gaúcho foi na final da edição de 2021, em derrota atleticana por 2 a 1, contra Atlético-MG. Jogo fechou aquela temporada.
Daronco também apitou partida do envolvimento do lateral esquerdo Pedrinho, demitido pelo Athletico por ser mencionado pela Operação Penalidade Máxima, do MP-GO (Ministério Público de Goiás). Pedrinho foi supostamente pago para forçar cartão amarelo – recebeu a advertência de Daronco aos 48 minutos do segundo tempo. O jogador concedeu depoimento ao MP-GO, na última semana, em que se disse inocente.
Confira lista de todos os jogos do Atheltico apitados por Daronco nos últimos três anos:
- -Athletico 3 x 0 Botafogo – Brasileirão 2022
- -Corinthians 2 x 1 Athletico – Brasileirão 2022
- -Athletico 2 x 2 Cuiabá – Brasileirão 2022
- -Botafogo 2 x 0 Athletico – Brasileirão 2022
- -Athletico 1 x 2 Atlético-MG – Copa do Brasil 2021
- -Bragantino 0 x 2 Athletico – Brasileirão 2021
- -Athletico 2 x 1 Atlético-MG – Brasileirão 2021
Más lembranças
A partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2019, terminada em 1 a 1 entre Athletico e Flamengo, marcou a memória do torcedor do Furacão por erros e decisões controversas de Anderson Daronco. Com a ajuda do VAR, árbitro anulou dois gols do Furacão por impedimento, mas falhou em deixar passar lance em que Diego Alves, goleiro do Flamengo, pega bola com as mãos fora da grande área.
No segundo tempo, Daronco anulou marcação de pênalti para o Athletico depois de 12 minutos de revisão do VAR – árbitro marcou falta de Marco Ruben em Rodrigo Caio, em disputa de bola no meio campo que iniciou lance. Logo após longo tempo de análise, Gabriel Barbosa fez o gol flamenguista que empataria o jogo em 1 a 1.
O Athletico veio a se classificar nos pênaltis e seria campeão daquela Copa do Brasil
Depois de sair atrás no placar no Maracanã, Rony empatou para os comandados de Tiago Nunes e na disputa de penalidades máximas o Furacão levou a melhor.
O Athletico volta ao Rio de Janeiro, agora para enfrentar o Botafogo em mais uma decisão pela Copa do Brasil. Partida ocorre nesta quarta-feira (31), às 21h30, no estádio Nilton Santos. Confira próximos compromissos:
- –Botafogo x Athletico – 31/05 – 21h30 – Copa do Brasil
- –Athletico x Botafogo – 03/06 – 18h30 – Brasileirão
- –Athletico x Libertad – 06/06 – 19h – Libertadores
- –América-MG x Athletico – 11/06 – 11h – Brasileirão
- –São Paulo x Athletico – 21/06 – 19h – Brasileirão