Após derrota, Athletico vê probabilidade para classificação para a Libertadores cair para 27%

Compartilhe

Furacão precisa vencer quatro de seus últimos seis jogos para atingir pontuação que pode garantir vaga - time conseguiu feito em 2018 e 2019

Depois de derrota por 1 a 0 contra o Palmeiras, no último sábado (4), o Athletico perdeu 19% de chance de classificação para a disputa da Libertadores de 2024, segundo o departamento de matemática da UFMG. Time tinha 46%, mas após rodada em que viu vitórias de seus concorrentes diretos, Furacão tem cenário considerado improvável.

Ainda segundo levantamento, o Athletico precisa somar ao menos 12 de seus últimos 18 pontos em disputa para atingir pontuação que teria probabilidade maior do que 90% para garantir vaga na disputa pela Glória Eterna. Caso não chegue aos 61 pontos, time tem chance de 69% de classificar com 59 pontos, e de 50%, com 58.

“Ficou mais difícil, mas vamos acreditar até o final” – atesta Wesley Carvalho

Treinador projetou sequência de duas vitórias contra Fortaleza e Bahia: “De repente com seis pontos conseguimos nos aproximar, e ainda tem os resultados das outras equipes, quem sabe não podemos nos recolocar dentro dessa briga.”

Furacão teria que vencer quatro de seus últimos seis jogos para chegar em pontuação ideal. Uma possibilidade para isso é somar três pontos em todas as partidas restantes na Ligga Arena, contra Fortaleza, Vasco e Santos, e buscar uma vitória fora de seus domínios – o Athletico visita Bahia, Cruzeiro e Cuiabá até o final do Brasileirão 2023.

Essa sequência de adversários é a segunda de menor média de pontuação em todo o Campeonato Brasileiro. Até o final da competição, o Athletico enfrenta times que, juntos, somaram média de apenas 1,21 pontos. À exceção de Fortaleza e Cuiabá, todos brigam contra o rebaixamento.

Nos últimos cinco anos, as temporadas de 2018 e 2019 são bons exemplos. Nas duas, Furacão conseguiu quatro vitórias e dois empates, sequência que hoje colocaria time com 63 pontos e 99,4% de chance de classificação para a Libertadores. Confira panorama das últimas cinco temporadas:

2022: 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas

2021: 1 vitórias, 3 empates e uma derrota

2020: 3 vitórias, 2 empates e uma derrota.

2019: 4 vitórias (Botafogo (C), Atlético-MG (F), Grêmio (C) e Santos (C)) e 2 empates (Ceará (F) e Avaí (F)).

2018: 4 vitórias (Cruzeiro (C), Vitória (F), Corinthians (C) e Flamengo (F)) e 2 empates (Vasco (F) e Ceará (C)).

O Athletico volta a campo contra o Fortaleza nesta quarta-feira (8), às 20h na Ligga Arena. Na rodada, o Flamengo, concorrente direto, recebe o Palmeiras, além de Grêmio e Atlético-MG que visitam, respectivamente, Corinthians e Botafogo.

Veja também