Novamente as substituições no intervalo funcionam e o Trétis reverte desvantagem no placar para garantir a vitória contra o Botafogo na Baixada.
Na noite desta quarta-feira (17), o Athletico recebeu o Botafogo na Arena da Baixada pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2023 e venceu de virada por 3 a 2. Os gols de Vitor Roque, Vitor Bueno e Fernandinho asseguram o benefício do empate para o segundo confronto onde se decidirá quem segue na competição.
Primeiro Tempo
O Athletico iniciou o jogo com algumas mudanças em relação ao clássico contra o Coritiba pelo Brasileirão, Paulo Turra escalou o time com Bento no gol, Khellven e Fernando nas laterais, Zé Ivaldo entrando ao lado de Thiago Heleno na zaga, Erick, Fernandinho, Christian e Cannobio no meio de campo, Pablo e Vitor Roque na frente.
Logo nos comecinho da partida o Furacão chegou à área do Botafogo com perigo em jogada que Christian que foi derrubado. Depois de uma certa demora por problemas no sistema de comunicação – e muita reclamação das arquibancadas – o árbitro Leandro Ruaden resolveu ir à tela avaliar o lance após aconselhamento do VAR para verificar pênalt e um possível cartão vermelho. Mas em decisão polêmica o juizão não marcou nem mesmo falta.
Em grande parte do primeiro tempo o jogo foi do Athletico, que ditou o ritmo do jogo, chegando ao ataque em algumas oportunidades. Em duas bolas Khellven levantou na área e a defesa do Botafogo cortou e em outra jogada Vitor Roque recebe na entrada da área e chuta próximo ao gol. O Botafogo esperava e tentava sair no contra-ataque. Em uma desses contragolpes o time carioca conseguiu um escanteio. Thiago Heleno cortou a bola na área, mas em bobeada da zaga a bola foi direto para Tiquinho Soares, que estava sozinho, finalizou e abriu o placar para o time da estrela solitária aos 38′. Aí rolou um apagão, apenas dois minutos depois (40′) em jogada construída novamente pelo camisa 9 botafoguense, Luiz Henrique recebeu e bateu para o gol. A bola desviou em Zé Ivaldo e parou no fundo das redes, sem chance de Bento defender. Dois a zero para eles. Logo no melhor primeiro tempo do Furacão em tempos, o pior resultado aparecia. O Athletico sentiu o golpe e não conseguiu mais se organizar até o fim do primeiro tempo.
Segundo Tempo
No retorno do vestiário, o time atleticano voltou a campo em busca da virada com Madson, entrando no lugar de Khellven, e Vitor Bueno, na de Christian. O Botafogo com a vantagem no placar tentava esfriar o jogo. Aos 8 minutos o Athletico chega em bom chute de Cannobio de fora da área, onde o goleiro do time carioca espalmou para fora. Aos 10 minutos, em uma bola quase perdida na linha de fundo, Fernando se esforça e descola o escanteio. A bola foi alçada na área, com desvio de Madson a bola parou no pé do prodígio athleticano Vitor Roque que não desperdiçou e diminuiu para o Furacão, 1 a 2 no placar.
O time continuou em cima, jogando no campo do time do Botafogo. Não muito tempo depois, aos 16 minutos, Vitor Bueno recebeu sozinho pelo meio e acertou um chutaço de fora da área para fazer o nosso segundo, empatar o jogo e incendiar o Caldeirão. Obviamente com o jogo empatado em 2 a 2 o Furacão embalou. Em cobrança de falta, Vitor Bueno assustou o goleiro Lucas Perri. Em novo escanteio, aos 23′ mais uma chegada com perigo onde Pablo finalizou para fora. Aos 24 minutos, o técnico Paulo Turra resolveu utilizar o elenco que possui e colocou Willian Bigode em campo substituindo Pablo no ataque. Alguns minutos depois mais uma mexida no time, Alex Santana entrou no lugar de Erick. O Botafogo depois de levar os dois gols e com algumas alterações começou a tentar se organizar. Mas o Furacão se defendia bem e não ficava atrás. A última substituição do time, entrou Cuello e saiu Cannobio. Em jogada muito parecida com a do primeiro gol do Athletico, Vitor Roque quase virou a partida depois de escanteio batido por Vitor Bueno, desvio de Thiago Heleno, mas Roque não conseguiu colocar para dentro. Mas não muito tempo depois, aos 36 minutos a virada veio! Começando com uma falta sofrida por Vitor Roque. O outro Vitor foi para a batida, colocando a bola na cabeça de Fernandinho que desviou desviou para fazer o terceiro.
O Furacão dominava a partida e ainda conseguia chegar tentando o quarto gol para aumentar a vantagem. Conseguiu alçar algumas bolas na área, Fernandinho tentou em bom chute de fora e Cuello da entrada área. Fim de jogo em 3 a 2, vitória importante e vantagem mínima garantida para o jogo de volta que ocorrerá no dia 31/05, no Rio de Janeiro.
O Furacão volta a campo no sábado (20), às 18h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pelo Campeonato Brasileiro.