Arriagada é o primeiro jogador do Athletico com presença confirmada. Zapelli, Esquivel e Mycael também são cotados para a disputa de torneio sub-23
O atacante Luciano Arriagada do Athletico, teve nome citado na pré-convocação da seleção chilena para a disputa do pré-olímpico da Venezuela, que garante vagas para a disputa das Olimpíadas de Paris 2024.
A convocação depende da liberação dos clubes, por ainda não haver a garantia de que o torneio que constará em período da data Fifa, como explica o treinador da seleção chilena sub-23, Nicolás Córdova:
“Seus respectivos clubes aceitaram a não obrigação de transferi-los em circunstâncias em que o Torneio Pré-Olímpico não esteja dentro do calendário internacional de jogos estabelecido pela FIFA.”
O Athletico vai liberar Arriagada para a disputa, também pela pouca utilização do atacante na temporada de 2023. Arriagada se apresenta em 20 de dezembro para iniciar treinos com ‘La Roja’, como é conhecida a seleção chilena, vice-campeã do Pan-americano de 2023, torneio sub-23.
Luciano Arriagada fez 14 jogos em 2023, com apenas em um gol marcado, logo em sua estreia, na vitória por 4 a 1 contra o Azuriz, no Campeonato Paranaense.
O Athletico pode ter outros representantes no pré-olímpico
Além de Arriagada, Bruno Zapelli e Lucas Esquivel devem compor a lista da seleção argentina, como tem ocorrido nas últimas datas Fifa. Ambos os jogadores, na última pausa, estiveram no Japão para a disputa de amistosos com a seleção comandada por Javier Mascherano, que ainda não divulgou lista.
Na seleção brasileira, o goleiro Mycael é presença praticamente certa. Titular em todo os ciclo de Ramon Menezes na seleção sub-20, Mycael também foi a primeira opção para o gol na disputa do pan-americano – com gol decisivo em batida de pênalti na final, inclusive.
Na seleção brasileira, Khellven também deve ter chance. Lateral-direito, hoje no CSKA-RUS e formado na base do Athletico, foi convocado para o último período de treinos, em 2023.