Ana Lúcia Gonçalves tem passagens por grandes clubes brasileiros, além da Seleção, e promete trazer experiência para recolocar o Athletico na Série A1
Com o Paranaense e a disputa da série A2 do Brasileirão Feminino na temporada de 2024, as Gurias Furacão encararão os desafios com uma nova comandante. Ana Lúcia Gonçalves foi anunciada como a nova técnica do time feminino do Athletico e traz no currículo 25 anos de experiência no futebol, com licenças PRO da CONMEBOL e da CBF. Ela será responsável pela reformulação do time para o ano do centenário do clube, já que muitas atletas deixaram o plantel.
Em entrevista para a Rede Furacão, canal oficial do clube, Ana Lúcia falou sobre o novo desafio, os principais objetivos do ano e os motivos que a fizeram aceitar o convite do Furacão. Segundo ela, a estrutura chamou atenção, assim como a filosofia.
“Fazer parte dessa reformulação no centenário do clube é fantástico. Terei tempo para desenvolver o trabalho para atingir o objetivo de recolocar o Athletico na Série A do Brasileiro. O foco, o objetivo total é esse. Voltar à Série A e sermos campeãs. Estou aqui para ser campeã com as gurias”, disse. “Agradeço muito o convite. É uma honra para mim fazer parte do Furacão, deste clube imenso e dessa história maravilhosa que tem o Athletico. Minha maior motivação é paixão, o amor pelo futebol. O que pesou bastante foi a estrutura que o Athletico oferece. As condições de trabalho aqui são espetaculares. Estou empolgadíssima e muito feliz por estar aqui nesta estrutura fantástica”, elogiou.
Ela também deixou claro seu estilo de jogo e as ideias que irá implementar na equipe: um jogo mais ofensivo, com posse de bola e que propõe o jogo.
“Tenho uma identificação muito grande com o DNA do Athletico. Minha metodologia é um jogo apoiado, com posse de bola e muito ofensivo. Gosto muito da posse e trabalho muito o setor defensivo, obviamente, para ter essa posse. Mas gosto muito de atacar. De dar essa possibilidade de todas as atletas terem a oportunidade de chegar no gol, criar, estar sempre pisando na área para atacar. Já estou a par de todo o elenco, conheci o perfil de cada atleta e gostei muito do que vi. Acho que teremos grandes surpresas e grandes novidades”, contou.
Ana Lúcia tem passagens por Palmeiras, Osasco Audax, Ponte Preta, Corinthians (sub-17), Guarani e foi assistente da Seleção Brasileira sub-20. É também instrutora da CBF Academy e aproveitou para falar sobre como os cursos a ajudaram a passar pelos desafios que a mulher ainda enfrenta no mundo do futebol.
“Estar ao lado de diversos treinadores, principalmente nas licenças A e PRO da CBF, foi muito valioso e enriquecedor. Desde que eu faço cursos de futebol, sempre fui só eu de mulher. Quando fui atleta, nunca tive um treinador que me respondesse algumas questões que eu tinha dúvida. Então, resolvi ser treinadora mesmo, em todos os quesitos. Só que no feminino, não tinha ninguém que gostasse de trabalhar na área. Tive que me aperfeiçoar em treinamento de goleiros, preparação física, fisiologia, treinamento desportivo… E assim eu fui conhecendo todas as áreas e aplicando todos esses conhecimentos”, conta.
O Campeonato Feminino Brasileiro A2 terá início no dia 13 de abril e vai até o final de julho. As Gurias Furacão irão enfrentar: Bahia, Ceará, Real Ariquemes-RO, 3B Sport-AM, Fortaleza, JC Futebol Clube-AM, Minas Brasília-DF, São José-SP, Sport, Taubaté, União Desportiva Alagoana, Juventude, Mixto-MT, Remo e VF4-PB. Já o Paranaense ainda não possui data, mas deve ocorrer entre setembro e dezembro.