Athletico anuncia parceria de cinco anos com o Ajax-HOL

Compartilhe

Vínculo que pode ser estendido até 2033 visa a prospecção e o desenvolvimento de jogadores e "abre as portas da Europa" para o Athletico

O Athletico anunciou parceria de desenvolvimento e prospecção de atletas com o Ajax-HOL, nesta quarta-feira (4). Vinculo de cinco anos firmado entre os clubes pretende atuar no descobrimento e na melhora técnica de jogadores sul-americanos.

Negociação que envolveu o CEO de futebol e negócios internacionais do Athletico, Alexandre Mattos, e o diretor financeiro, Márcio Lara, é forma de “abrir as portas da Europa” para o Furacão. Em nota oficial, clube ainda confirmou que vai utilizar dos métodos das categorias de base do Ajax.

Parceria até 2028 pode ser estendida para 2033, caso funcione em primeiro momento. Alexandre Mattos atesta importância do programa: “Sem dúvidas, esta parceria é de mais alto nível. As escolas brasileira e holandesa são duas gigantes do futebol mundial. Os benefícios são ilimitados. Acredito que os dois clubes crescem e podem evoluir ainda mais os seus processos de captação e formação de jovens jogadores. São duas marcas muito importantes em termos mundiais de formação de atletas.”

O chefe de esportes do Ajax, Maurits Hendrics, elogiou o Athletico:  “Estamos felizes em dar as boas-vindas ao Athletico Paranaense nesta rede. É um clube maravilhoso, conhecido no Brasil pela sua inovação e metodologia. Não somente dentro de campo, mas também fora dele.”

Athletico e Ajax formam parceria. Foto: Ajax

Iniciativa não é novidade para o Athletico

O passado recente do Furacão contou com outros dois acordos de cooperação para formação e desenvolvimento de atletas com clubes do exterior. O Orlando City-EUA e o Blooming-BOL foram outros times que passaram por processo de troca do o Athletico.

A do clube norte-americano foi mais longa, iniciou no final de 2016 e tinha como objetivo o intercâmbio de jogadores e a realização de jogos amistosos, que não aconteceram. Mesmo assim, o zagueiro Léo Pereira foi um dos nomes emprestados ao futebol estadunidense, antes de retornar ao Furacão e conquistar título paranaense, e de Copa Sul-americana e Copa do Brasil.

A última vez que jogadores foram emprestados para o Orlando foi em 2019, ação que encerrou a parceria.

Com o Blooming, parceria ocorreu em agosto do ano passado. Funcionários e membros da comissão de base do clube boliviano visitaram o CT do Caju com a intenção de proporcionar o intercâmbio de jogadores para o Brasil.

Projeto era guiado por Edivaldo Rojas, treinador das categorias de base do Blooming e ex-jogador do Athletico – passou pelo clube na temporada 2005. Na época, Rojas atestou a importância do intercâmbio de jogadores: “principalmente no Brasil e em um dos clubes mais importantes no aspecto de formação”.

Veja também