Athletico anunciará venda de naming rights da Arena da Baixada nesta quinta-feira

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Acordo com a empresa Ligga Telecom terá duração de 15 anos e Arena da Baixada passará a se chamar Ligga Arena

O Athletico acertou a venda dos Naming Rights da Arena da Baixada com a a Ligga Telecom, nova marca da antiga Copel Telecom. Segundo apuração da exclusiva da Trétis, acordo foi firmado por 15 anos e será anunciado na próxima quinta-feira (22), às 17h30, em entrevista coletiva já confirmada pelo Athletico.

O estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido popular e nacionalmente como Arena da Baixada, passará a ser chamar – oficialmente – de Ligga Arena. Nome foi confirmado por Nelson Tanure, dono do fundo de investimento Bordeaux que comprou as ações da Copel Telecom em 2020.

Tanure confirmou nome em abril do ano passado, no evento Smart City Expo, em que foi anunciado o resultado da votação popular que confirmou que nova marca da empresa se chamaria Ligga. A, então, Copel Telecom foi arrematada por mais de R$2 bilhões em leilão.

Athletico vende naming rights pela segunda vez na sua história

De 2005 a 2008 o estádio atleticano se chamou Kyocera Arena, em alusão à empresa japonesa Kyocera Mita, que desembolsou R$3 milhões para ter sua marca exposta em nome e fachada do estádio recém transformado em Arena, à época.

A Arena da Baixada se chamou Kyocera Arena de 2005 a 2008 | Foto: reprodução

Furacão foi o primeiro clube no país a adotar venda dos direitos de nomeação de seu estádio e, desde então, prática tem se tornado mais comum no futebol brasileiro. O caso mais recente é o da NeoQuímica Arena, do Corinthians, que passou a ser chamada assim em 2020 e totalizará R$300 milhões ao clube paulista, ao longo de 20 anos.

Em São Paulo ainda há o Alianz Parque, do Palmeiras, que receberá – também – R$300 milhões, só que em 15 anos. A marca de bebidas Itaipava é dona dos direitos de Fonte Nova – do Bahia – e Arena Pernambuco e em Minas Gerais o Atlético-MG vai inaugurar estádio em agosto com o nome do banco MRV.

Prática será, no geral, vista pela terceira vez no estádio do Athletico. Além do nome de Kyocera Arena, o setor da rua Madre Maria, que passou a ser na rua Coronel Dulcídio – hoje, chamado assim – se chamava Setor Sundown.

Venda dos direitos de nomeação é comum na Europa

Levantamento da UEFA, entidade máxima do futebol europeu, atesta que 115 estádios no Velho continente tem seus nomes atrelados a alguma marca. Lá até alguns centros de treinamento nomes que fazem alusão a seus compradores, como o CT do Manchester United, nomeado depois da compra da seguradora inglesa Aon.

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