Jogador já teve nome registrado no Bid e pode estrear pelo Furacão - fez última partida em 16/04, pelo Trabzonspor-TUR
O Athletico oficializou a contratação do lateral-direito Bruno Peres, de 33 anos, na tarde desta sexta-feira (25). Jogador já teve nome publicado no Boletim informativo diário (Bid) da CBF e foi inscrito para a disputa do Brasileirão – no dia limite do período para a edição 2023.
Com passagens por Santos e São Paulo e depois de quase uma década no futebol europeu, Bruno Peres disse – em entrevista ao portal oficial do clube – que “o Athletico foi uma escolha muito fácil” e que “a torcida pode esperar muito trabalho, muita dedicação e muita vontade“.
Jogador, que vem de temporada de apenas 11 jogos pelo Trabzonspor-TUR, falou sobre adaptação: “Vou tentar me adaptar o mais rápido possível, entrar no esquema do treinador, para que a gente possa ter grandes feitos”. Bruno Peres perdeu sete meses entre as duas últimas temporadas europeias em recuperação de lesão sofrida no tendão de Aquiles e não entra em campo há quatro meses – desde 16/04.
Lateral-direito ainda ficou fora de jogo em outras duas ocasiões, com lesão no ombro e desconforto muscular. Titular e campeão turco – em campanha que quebrou jejum de 38 anos – pelo Trabzonspor em 2022, se tornou reserva em 2023.
“Sou um jogador bastante ofensivo, que gosta de ajudar muito no ataque. Mas aprendi lá fora que a gente tem que defender bem, para depois atacar”
Bruno Peres se destaca desde o início da carreira pela força física. Sempre muito rápido, é forte no apoio pela direita e nos dois últimos anos da carreira teve média de 5 recuperações de bola por jogo, acima da média. Ainda soma quase dois desarmes por partida nas contribuições defensivas.
Ofensivamente, jogador teve 89% de precisão nos passes e apenas 21% de precisão nos cruzamentos – número que se mantém na média da posição, mas que fica abaixo do aproveitamento de 35% de Khellven – lateral-direito soma número maior do que os de referências da posição como Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, e Kieran Trippier, do Newcastle.
Conheça o jogador
Revelado no futebol paulista, Peres teve boa trajetória pelo Santos antes de ser vendido ao Torino, da Itália, em 2014. Três temporadas em Turin e outras quatro na Roma selaram passagem pelo futebol italiano, cortada por dois anos emprestado em São Paulo e Sport – clubes pelos quais somou apenas 26 jogos.
Bruno Peres soma cinco gols e sete assistências nas últimas quatro temporadas. Polivalente, chegou a atuar como atacante pela direita e como zagueiro em determinados momentos e, mesmo depois de passagem ruim pelo Brasil, voltou bem à Europa em 2020, como “peça viável para a Série A [campeonato italiano]”, segundo o portal especializado Chiesa di Totti.