Athletico é finalista do Campeonato Brasileiro Sub-20

Compartilhe

Com gols de Vinícius Mingotti, Julimar e Dudu Scheit, Furacão derrota o Flamengo e avança para a final da competição

Na noite deste domingo (10), o Athletico recebeu o Flamengo no CT do Caju para disputar a partida de volta da semifinal do Brasileirão Sub-20 e venceu a partida por 3×1. Os gols do jogo foram marcados pelos atacantes Vinícius Mingotti e Julimar e pelo meia Dudu Scheit. O gol carioca foi marcado pelo atacante Gabriel Barros. Como a partida de ida tinha acabado em 2×2, no agregado o Furacão venceu pelo placar de 5×3, avançando para a grande final do torneio nacional da categoria. O Furacãozinho aguarda agora o vencedor de Atlético-MG x Corinthians, que se enfrentam hoje no SESC Alterosas, em Belo Horizonte.

 

O jogo

 

A partida foi bastante movimentada, como é característica dos jogos de categorias de base. O técnico atleticano Rafael Guanaes escalou sua força máxima, contando com a volta do zagueiro Edu, que tinha ficado de fora dos dois últimos jogos por lesão. Logo aos 2′ de jogo, em um lindo lançamento do volante Kawan, o atacante Vinícius Mingotti chegou na cara do gol, encobriu o goleiro do Flamengo e completou de cabeça para abrir o marcador e colocar o Furacãozinho em vantagem. O resultado já dava a classificação para o Athletico e, por este motivo, o Flamengo tinha que se atirar para cima em busca do empate e, pelo menos, da decisão para os pênaltis. A tentativa foi sem sucesso, o Furacão estava bem consciente na marcação e não deixava o Flamengo se infiltrar e levar qualquer perigo.

 

Aos 28′, em uma saída errada do Flamengo, o meia João Pedro Moura realiza o cruzamento para dentro da área, o zagueiro do Flamengo Gabriel Noga corta errado, e a bola cai no pé de Julimar, que domina e, com muita tranquilidade, chuta no canto direito baixo do goleiro Pedro, ampliando mais uma vez o marcador. Furacão 2×0. Logo na sequência, aos 32′, em uma saída errada do lateral atleticano Luca Caio, o Flamengo faz o seu. O volante Daniel Cabral cruza na área, Léo Linck não consegue fazer o corte e a bola sobra limpa para Gabriel Barros diminuir o placar. O 2×1 mantinha o Flamengo vivo na partida e os cariocas eram quem ficavam com a bola, porém sem criar muitas chances.

 

Segunda etapa

 

O segundo tempo começou como acabou o primeiro. Com o Flamengo tendo a posse de bola, mas não conseguindo levar perigo à meta defendida por Léo Linck. O meia Lázaro até arriscou de fora da área, mas o lance foi tranquilo para uma defesa segura do goleiro atleticano. Daniel Cabral e Richard Rios também tentaram chutes de fora da área, mas o primeiro passou a direita do gol e o outro foi parar nas mãos do goleiro atleticano. O sistema defensivo montado por Rafael Guanaes foi muito compacto e coeso, não deixando o Flamengo se infiltrar na área.

 

Por outro lado, nas investidas que o Athletico dava ao ataque, levava muito perigo. Aos 31′, Rômulo Cardoso fez uma linda jogada, dando a meia lua no defensor flamenguista, saindo na cara do gol, mas, ao tentar driblar o goleiro, acabou perdendo a chance de ampliar o marcador. Aos 35′, com mais calma, Raimar ganhou a disputa pelo alto, a bola sobrou no pé do meia Dudu Scheit, que resolveu arriscar. A bola desviou no zagueiro flamenguista Gabriel Noga e matou o goleiro Pedro. 3×1 Furacão. Logo na sequência, o Athletico quase marcou o quarto com Rômulo Cardoso, que infiltrou na área pela direita, cortou o marcador e, com pé esquerdo, finalizou, para boa defesa do arqueiro do Flamengo. O rubro-negro carioca tentou diminuir o placar, mas sem êxito. Fim de jogo: Athletico 3 x 1 Flamengo.

 

O Athletico agora aguarda a definição do seu adversário, que sairá na tarde desta segunda-feira (11). Para o Furacãozinho fazer a partida de volta sob seus domínios, o Atlético-MG não pode vencer o Corinthians. Tendo uma vitória corintiana ou um empate, que levaria a disputa para os pênaltis, o segundo jogo da final aconteceria em Curitiba. Caso o Galo vença a partida, as finais acontecem com a ida em Curitiba e a volta em Belo Horizonte. As partidas já têm datas previstas: 17/01 e 24/01, mas ainda sem definição de horário.

 

FICHA TÉCNICA

Athletico x Flamengo

Data: 10/01/2020.

Horário: 20h.

Local: CT do Caju, Curitiba (PR).

Arbitragem: Lucas Paulo Torezin foi o árbitro da partida. João Fábio Machado Brischiliari e Heitor Alex Eurich foram seus auxiliares. O trio é do Paraná.

Cartões amarelos: Luan Patrick (Athletico), Rafael Guanaes (Athletico) e Dudu Scheit (Athletico). Gabriel Noga (Flamengo), Ramon (Flamengo), Daniel Cabral (Flamengo), Matheus França (Flamengo) e Richard Rios (Flamengo).

 

ESCALAÇÕES

Athletico: Léo Linck, Luca Caio (João Vialle), Edu, Luan Patrick e Raimar, Kawan, Ramon (Gustavo Braga), João Pedro Moura (João Victor), Jajá (Iago), Julimar (Dudu Scheit) e Vinícius Mingotti (Rômulo Cardoso). Técnico: Rafael Guanaes.

 

Flamengo: Pedro, Matheuzinho, Gabriel Noga, Otávio e Ramon, Daniel Cabral (Yuri Oliveira), Richard Rios, Lázaro (Thiaguinho), Max, Gabriel Barros e Gabriel Aires (Guilherme). Técnico: Maurício de Souza

 

Veja também