Bandeira do FC Mariupol foi aberta em meio a torcida e clube se posicionou nas redes sociais "damos as boas vindas"
A torcida do Athletico homenageou iniciativa que reviveu clube dissolvido pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia na noite de ontem (25). Antes da bola rolar para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, foi aberta, em meio a torcida atleticana, a bandeira do FC Mariupol, que parou suas atividades depois de invasão Russa e teve identidade assumida pelo AA Batel, da região de Guarapuava.
Clube da terceira divisão do Campeonato Paranaense vai utilizar cores e emblema do Mariupol por seis partidas – três oficiais e três amistosas – em ato de solidariedade ao confronto bélico que envolveu país que está nas raízes de 70% da comunidade que o Batel ocupa, segundo o presidente do clube, Alex Lopes, em entrevista à Reuters: “O clube [Mariupol] representa a identidade da nossa comunidade”
O vice-presidente do clube ucraniano, Andriy Sanin, agradeceu iniciativa: “A guerra tem sido devastadora para nossa cidade, mas ter esse time de futebol do outro lado do mundo se oferecendo para manter nosso nome vivo durante esse período sombrio de nossa história – é impossível expressar o quanto isso significa para nós.”.
O Athletico publicou vídeo de homenagem ao Mariupol em suas redes sociais e demonstrou apoio à causa: “hoje, começamos o jogo na Arena dando as boas vindas ao FC Mariupol”. Clube já havia se posicionado em solidariedade à Ucrânia no início dos conflitos e luzes da Arena da Baixada passaram a brilhar em azul e amarelo – da bandeira ucraniana – por longo período de tempo.