Athletico elege novo conselho administrativo; conheça conselheiros

Compartilhe

"Novos" membros do conselho estão envolvidos na política do Athletico desde 2008 e aguardam pela recuperação de Petraglia

O Athletico elegeu nova gestão de seu conselho administrativo, presidido por Mário Celso Petraglia, na noite dessa quarta-feira (27). Aguinaldo Coelho de Farias, primeiro vice presidente, João Agenta, segundo vice-presidente e Edgar Galdino, membro, foram eleitos por unanimidade em reunião que contou com 100 conselheiros.

+ATHLETICO FECHA CONTAS POSITIVAS E APRESENTA SUPERÁVIT PELO NONO ANO SEGUIDO

Desde o falecimento de Lauri Antonio Pick, no dia 20/03, Athletico tinha apenas dois conselheiros eleitos para o conselho administrativo – vai contra o estatuto de regimento do clube, que prevê ao menos três – e no máximo nove -pessoas para ocuparem essas posições. Reforma na administração do Furacão é desejo antigo de Petraglia, segundo reportagem da UmDois Esportes.

Em recuperação de procedimento médico, Petraglia ainda não assume nova gestão no conselho administrativo. Rápida recuperação do presidente excluiu possibilidade de mudança no cargo. Conselho tem funções, por exemplo, de fiscalização da diretoria executiva, autorização da contratação ou venda de jogadores, manutenção do caixa e o cumprimento de medidas definidas no conselho deliberativo.

Quem são?

O envolvimento dos “novos” membros do conselho de administração do clube é antigo. Aguinaldo Coelho de Farias, imediato de Petraglia nessa nova configuração, por exemplo, tem participação na vida política do Furacão desde 2008.

Cirurgião dentista, foi presidente do conselho regional de odontologia do Paraná e chegou a substituir o cartola atleticano no comando do conselho deliberativo do Athletico em 2017, por afastamento de Petraglia. Eleito conselheiro em 2008 e reeleito em 2011, assumiu cargo no conselho deliberativo em 2015, que ocupa até hoje.

De Farias acumulará cargos de primeiro vice presidente no conselho administrativo e de presidente do conselho deliberativo.

Aguinaldo Coelho de Farias tem envolvimento direto com o Athletico desde 2008 | Foto: Faculdade Guairacá

Também eleito conselheiro em 2008, João Argenta – assim como Aguinaldo Coelho de Farias – era parte da última gestão do conselho deliberativo do Athletico. Foi segundo secretário no período de 2020 até reunião na noite de ontem e agora substitui Ney Pinto Varella Neto, como segundo vice presidente no conselho administrativo. Argenta é do ramo financeiro/imobiliário, trabalha com consultorias.

Edgar Galdino é outro eleito conselheiro no clube desde 2008. Assim como De Farias e Argenta, manteve vínculo como conselheiro em 2011. Único não membro de conselho a ser eleito pela primeira vez a um cargo de administração em 2023, Galdino era membro suplente da câmara de ética e disciplina, além de participar da CAP SA, que administrou a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014.

Veja também