Após o empate em Curitiba, o Furacão precisa vencer na Argentina para se colocar entre os quatro melhores da América
Às 21h30 desta quinta-feira (11), o Athletico vai até o Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata na Argentina, enfrentar o Estudiantes pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Para garantir a classificação para a semifinal, o Furacão precisa de uma vitória simples em cima de seu rival, um empate leva a decisão para os pênaltis. Entretanto, a equipe do treinador “Russo” Zielinski tem 100% de aproveitamento jogando em casa nesta edição da Libertadores, marca que foi tirada do Athletico pelo prórpio Estudiantes, com o empate na Arena da Baixada na partida de ida.
Em quatro jogos com o apoio de sua torcida, o Estudiantes venceu todas as partidas, marcando 10 gols e sofrendo apenas um. Nas oitavas de final, despachou o Fortaleza com um expressivo 3×0 em La Plata, confirmando a sua força jogando em casa. Diferentemente do jogo de ida em Curitiba, o Estudiantes não deve se fechar completamente para segurar o Athletico, mas sim pressionar em busca da vitória. O que ao mesmo tempo pode ser preocupante, traz certa esperança para os contra-ataques do Athletico, que têm se mostrado letais nos últimos jogos.
Desembarcando nesta quarta-feira (10) em Buenos Aires, após uma bela festa da torcida atleticana no aeroporto em Curitiba, a delegação do Furacão ainda teve um deslocamento de cerca de 60 km de ônibus até La Plata, onde ficará hospedado. O último treino do Athletico foi pela manhã no CAT Caju, antes da viagem.
O vencedor de Estudiantes X Athletico enfrenta na semifinal quem passar de Palmeiras X Atlético-MG, que acontece nesta quarta-feira (10), às 21h30 em São Paulo. Do outro lado da chave, o Flamengo aguarda por Talleres X Vélez, no mesmo horário, para a definição da outra semifinal.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Athletico: Bento, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico (Canobbio); Khellven, Hugo Moura, Fernandinho, Alex Santana (Terans) e Abner; Cuello e Pablo (Vitor Roque). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Felipão deve escalar um Athletico parecido com o que enfrentou o Flamengo na Copa do Brasil, mas com um pouco mais de poder ofensivo. Após excelente partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão, Alex Santana pode ganhar a vaga de Terans no meio campo, dando ao Athletico mais presença defensiva e poder no jogo aéreo. O ataque ainda é uma incógnita, Pablo pode ser titular por ser muito bom em prender a bola e distribuí-la aos outros atacantes, mas Vitor Roque vem de atuação maravilhosa no Mineirão e pode ser o nome do ataque com muito talento e velocidade.
Estudiantes: Andújar, Godoy, Rogel, Lollo, Morel e Más; Rodríguez, Zuqui e Manuel Castro; Piatti e Mauro Méndez (Boselli). Técnico: Ricardo Alberto Zielinski
Com os mesmos jogadores, mas com uma atitude diferente. O Estudiantes deve chegar muito mais no ataque do que chegou na Arena da Baixada, principalmente com a subida dos laterais e do meia Castro caindo pela direita com velocidade. O Athletico precisará da atenção total de seus laterais na marcação dos alas adversários, para não voltar com um revés de La Plata.
FICHA TÉCNICA
Partida: Club Estudiantes de La Plata (Argentina) X Club Athletico Paranaense (Brasil) | Quartas de final (volta), Copa Libertadores da América.
Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, La Plata (ARG).
Data: Quinta-feira, 11 de agosto às 21h30 (Brasília).
Árbitro: Andres Matonte (URU).
Assistentes: Martin Soppi (URU), Nícolas Taran (URU).
VAR: Andres Cunha (URU).