Athletico enfrenta Libertad com chances de garantir classificação às oitavas de final

Compartilhe

Com força máxima, Furacão tem vantagem histórica e enfrenta Libertad sem Melgarejo

O Athletico enfrenta o Libertad-PAR, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores nesta terça-feira (6). Bola rola às 19h na Arena da Baixada para partida mais repetida na história do Furacão na competição, que tem vantagem histórica nos sete jogos disputados.

Se vencer, o Athletico depende apenas de um resultado negativo do Alianza Lima-PER, contra o Atlético-MG, para avançar às oitavas de final. Furacão lidera o grupo G, com sete pontos somados em quatro jogos.

Provável Athletico

Paulo Turra deve levar a campo força máxima com Bento, Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Christian e Vitor Bueno (Terans), Canobbio, Cuello e Vitor Roque.

Fernando faz tratamento intensivo em lesão no tornozelo, depois de pancada sofrida na partida contra o Botafogo no último sábado (3), e pode não completar os 90 minutos. Alex Santana também é cotado para jogar no meio campo, em trio de volantes.

Fernandinho e Pablo ainda desfalcam o Athletico, que teve a volta de Rômulo no último final de semana, depois de 22 dias de recuperação de lesão na coxa – mesma região tratada pelos outros dois que integram o departamento médico.

O Athletico perdeu apenas uma vez para o Libertad na história

Desde 2005, clubes se enfrentaram sete vezes – todas na Libertadores. O Furacão soma cinco vitórias, um empate e uma derrota e único revés foi fora de casa, no estádio Defensores Del Chaco, por 1 a 0 na edição de 2022 da disputa pela Glória Eterna.

O Athletico venceu o Libertad no jogo de ida da fase de grupos, por 2 a 1 | Foto: divulgação/Athletico

O Athletico perdeu apenas um de seus últimos 15 jogos dentro de casa na competição continental. Em quatro participações nos últimos cinco anos, clube perdeu apenas para o Boca Juniors, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores de 2019.

Como chega o Libertad?

O ‘Gumarelo’, como conhecido clube paraguaio, foi campeão do torneio Apertura do campeonato nacional do país no último sábado (3), depois de vitória contra o Olímpia por 1 a 0, com gol do Óscar Cardozo – que marcou contra o Athletico e já soma 13 gols na temporada.

O Libertad levantou taça do torneio Apertura do Campeonato Paraguaio | Foto: Divulgação/Libertad

Título igualou o treinador Daniel Garnero a Aurelio Gonzalez e Luis Cubilla, como os maiores vencedores da história do futebol do Paragauai – todos com oito títulos.

Treinador tem baixa importante em Lorenzo Melgarejo. Atacante destaque, por lesão musucular, nem viajou para Curitiba. Enso Gonzalez, destaque do jogo de ida e de apenas 18 anos, deve ser o substituto e Alfio Oviedo deve formar dupla com ‘Taquara’ Cardozo à frente, como informa o jornal Abc.

Provável Libertad

Daniel Garnero deve levar a campo Martin Silva, Iván Piris, Diego Vieira, Alexander Barboza e Nestor Gimenez; Lucas Sanabria, Campuzano, Diego Gómez e Héctor Villalba; Alfio Oviedo e Óscar Cardozo.

O Libertad venceu apenas partidas fora de casa nessa edição da Copa Libertadores. Perdeu dentro de casa contra Athletico e Alianza Lima e venceu o clube peruano e o Atlético-MG fora de casa. Tem seis pontos, um a menos do que o Furacão.

Veja também