Athletico estuda implantar voto online nas eleições do Clube

Compartilhe

Baixa presença de sócios na votação presencial é a justificativa; Eleições acontecem em dezembro

No próximo dia 9 de setembro, os Conselheiros do Athletico foram convocados para debater e votar a implantação do voto online nas eleições do Clube, que serão disputadas na primeira quinzena de dezembro deste ano. A proposta seria de alteração do artigo 66, parágrafo 1, do Estatuto Social.

 

Nas eleições de 2015, o Athletico já utilizou as urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral como método de computar os votos do pleito eleitoral que elegeu Mário Celso Petraglia e Luiz Sallim Emed para o quadriênio 2016-19. Mas o Clube pretende tornar o processo ainda mais democrático e alega que há baixa presença de sócios na votação presencial.

 

“Ocorre que o CAP notou nas últimas eleições uma ausência expressiva de associados aptos a votar, o que é prejudicial para a questão democrática. Assim, o CAP anuncia que propõe para deliberação do seu Conselho Deliberativo o acréscimo de uma nova modalidade de voto, qual seja, o eletrônico/online. É um sistema de voto seguro, inviolável e que permite o voto de qualquer lugar do mundo”, diz a nota aos Conselheiros

 

Na última eleição, 5.569 sócios rubro-negros votaram no pleito eleitoral. A presença de urnas eletrônicas na Baixada, no dia da votação, deve continuar acontecendo. Para participar da votação, é necessário pelo menos três anos ininterruptos de associação com o Clube.

Veja também