Nas quartas de final, o Furacão enfrentará a LDU, do Equador, decidindo na Baixada
O Athletico está nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Depois de vencer o América de Cali, da Colômbia, por 4 a 1 na noite desta terça-feira, na Arena da Baixada, com dois gols de Vitinho e um de Nikão e Fernando Canesin, o Furacão carimbou a classificação para a fase adiante. O próximo mata-mata será contra a tradicional LDU, do Equador, com primeiro jogo previsto para o dia 11 de agosto fora de casa e 18 em Curitiba.
Com o avanço e a eliminação do Grêmio, o rubro-negro fica com a melhor campanha da primeira fase entre os times ainda vivos na disputa e terá a vantagem de decidir em casa até a semifinal, caso avance.
O próximo desafio dos comandados de António Oliveira será domingo, novamente na Baixada, diante do Internacional, às 18h15, pelo Campeonato Brasileiro.
PRIMEIRO TEMPO
O Furacão dominou as ações ofensivas dos primeiros 45 minutos. Logo no lance inicial, Marcinho levantou na segunda trave e Vitinho tentou cabecear no contrapé de Graterol, tirando tinta da trave. O mesmo Vitinho foi quem abriu o placar aos 25. Nikão fez boa jogada com Christian e Terans e serviu o camisa 28, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
No minuto seguinte ao gol, Babi perdeu grande chance cara a cara, a bola sobrou para Nikão servir Terans. O meia uruguaio até marcou, mas o bandeira assinalou impedimento. Matheus Babi voltou a desperdiçar boa oportunidade aos 34, ao cabecear sozinho para fora na entrada da pequena área, após cruzamento de Nicolas.
Babi poderia pedir música, mas não por anotar três gols, e sim perder três oportunidades. Com 43, quem o serviu foi Terans, mas o centroavante invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora.
O resultado ficou barato. O América de Cali teve muitos problemas ofensivos e sequer assustou Bento.
SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar começou como terminou a inicial. O Athletico seguia dominante, apesar de não criar grandes oportunidades. O jogo estava sob controle, sem sofrimento. A situação chegou a ficar mais tranquila aos nove, quando o zagueiro Kevin Andrade levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Com um a mais, o Furacão relaxou por quase 20 minutos.
Em lance infantil, o América de Cali chegou ao empate aos 24. Pedro Henrique vacilou, fez pênalti em Adrián Ramos, que foi para a cobrança e não desperdiçou. O susto, porém, foi passageiro. Dois minutos depois, Nikão tentou um voleio, errou e a bola sobrou dentro da área para Vitinho colocar novamente o Athletico na frente. Oitavo gol de Vitor Naum na temporada.
Nikão deu números finais aos 33 de pênalti. O goleiro Graterol saiu estabanado e cometeu a penalidade máxima em Matheus Babi. Da marca da cal, o ídolo atleticano bateu no canto esquerdo. Sobrou tempo para Fernando Canesin sair do banco e selar a goleada com um lindo chute de fora da área no ângulo esquerdo. Classificadíssimos!
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 4X1 AMÉRICA DE CALI
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 20 de julho de 2021, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
VAR: Patrício Lostau (ARG)
GOL: Vitinho, aos 25 do primeiro tempo e aos 26 do segundo tempo; Nikão, aos 33 do segundo tempo; Fernando Canesin, aos 51 do segundo tempo (ATHLETICO); Adrián Ramos, aos 24 do segundo tempo
Cartão Amarelo: Thiago Heleno (ATHLETICO); Kevin Andrade, Ureña e Graterol (América de Cali)
Cartão Vermelho: Kevin Andrade (América de Cali)
ATHLETICO: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Fernando Canesin), Léo Cittadini (Luan Patrick), Terans (Jadson), Nikão e Vitinho (Jaderson); Matheus Babi (Renato Kayzer)
Técnico: António Oliveira
AMÉRICA DE CALI: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade e Pablo Ortiz; Héctor Quiñonez, Malagón (Batalla), Paz e Ureña; Cortéz (Joao Rodríguez) e Adrián Ramos
Técnico: Juan Carlos Osório