Furacão vai precisar vencer por dois gols na Baixada para avançar às semifinais da Sul-Americana
O Athletico perdeu por 1 a 0 para a LDU, fora de casa, na altitude de Quito, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira. O gol da partida foi marcado pelo atacante Reasco.
A derrota faz com que o Athletico precise da vitória na semana que vem, em Curitiba, quando os times voltam a se enfrentar. Uma vitória rubro-negra pelo mesmo valor leva a disputa para os pênaltis. Um triunfo por dois gols de diferença garante a vaga na semifinal. Caso os equatorianos marquem um gol, o Furacão vai precisar vencer por dois gols ou mais de vantagem, qualquer empate com gols elimina os brasileiros.
Antes de pensar no confronto da próxima quinta-feira (19), às 19h15, os comandados de António Oliveira pegam o Cuiabá, na Arena Pantanal, no Mato Grosso, no domingo, pela 16ª rodada do Brasileirão.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou tenso, digno de mata-mata continental. A LDU explorava a costas dos defensores atleticanos, tendo liberdade para trocar passes no campo ofensivo. O Athletico sofria para sair da sua cancha defensiva e, quando tinha a bola, despachava facilmente para frente, sofria pressão.
O primeiro lance de perigo foi dos equatorianos, aos 19. Zunino aproveitou bom cruzamento de Cruz e cabeceou firme no meio da meta, exigindo bom reflexo de Bento, que defendeu em dois tempos. Amarilla e Julio arriscaram de fora da área, mas mandaram para fora. Até os 30 minutos, foram 11 finalizações a duas para a LDU, sendo que o arqueiro rival não sujou o uniforme.
A chegada mais perigosa do Rubro-Negro foi com Terans. Richard se livrou de dois na linha de fundo e cruzou para o camisa 20. O uruguaio se antecipou e mandou para o gol de letra, mas a bola desviou na marcação e foi por cima da meta.
Na reta final dos primeiros 45 minutos, o ritmo do jogo caiu e os times foram para o intervalo sem gols.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final iniciou mais agitada, aberta. O Furacão teve uma boa chegada com Abner, de cabeça. A LDU respondeu Alcivar e Julio. Após os 20 minutos, as duas equipes sentiram um pouco a parte física e o duelo ficou mais cadenciado.
Uma boa chance dos donos da casa foi aos 23. Julio driblou dois dentro da área, mas Bento abafou e fez grande defesa. Na sobra, Pedro Henrique mandou para longe. O retruque foi de novo com Terans. O meia aproveitou lançamento de Nikão, porém, mandou por cima na saída de Gabbarini.
De tanto tentar, a LDU conseguiu marcar. Aos 41, Reasco recebeu no alto, Pedro Henrique vacilou na marcação, e o atacante fuzilou Bento, que nada pôde fazer. Sem muito tempo e inspiração para reagir, o Athletico saiu de campo derrotado.
FICHA TÉCNICA
LDU 1 X 0 ATHLETICO
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 12 de agosto de 2021, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Esteban Ostojich (URU)
GOL: Reasco, aos 41 do segundo tempo (LDU)
Cartão Amarelo: Marcinho, Christian e Fernando Canesin (ATHLETICO); Angulo (LDU)
ATHLETICO: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Zé Ivaldo, Nicolas e Abner (Márcio Azevedo); Richard (Erick) e Christian (Léo Cittadini); Nikão, Carlos Eduardo (Renato Kayzer) e David Terans (Fernando Canesin)
Técnico: António Oliveira
LDU: Gabbarini; Perlaza, Guerra, Luis Caicedo e Cruz; Piovi (Scotto), Alcívar (Kaprof), Zunino (Muñoz), Angulo (Jefferson Arce) e Jhojan Julio (Reasco); Amarilla
Técnico: Pablo Marini