Furacão virou sete partidas e somou mais de 80% dos pontos que disputou; relembre vitórias de virada
Por mais que seja apenas quinto colocado no Brasileirão – três pontos atrás do líder Botafogo – o Athletico é soberano em dois aspectos entre todos os times da série A – foi o time que mais virou partidas, com sete no ano, e é dono do maior aproveitamento, com mais de 82%.
Time foi que mais venceu jogos de virada entre os 20 que compõem a série A do Campeonato Brasileiro. Sete dos 22 triunfos atleticanos se deram em situações em que o Furacão esteve atrás no placar e vantagem no ranking é ampla – está quatro jogos a frente dos seis times que dividem segunda posição.
Nem os badalados Palmeiras, Flamengo e Internacional – os últimos dois vencidos em confrontos recentes pelos comandados de Turra – nem os novos ricos Bahia e Bragantino chegam próximos do número protagonizado pelo Furacão, que também mostra dominância no quesito aproveitamento em 2023 – conquistou mais de 82% dos pontos que disputou.
Nesse aspecto a diferença é menor, mas ainda é expressiva. Seis pontos percentuais separam o Athletico, primeiro colocado, do Palmeiras de Abel Ferreira, que tem uma derrota a menos, mas cinco empates a mais nos mesmos 28 jogos disputados. E confronto entre dois times tem retrospecto equilibrado no passado recente – o Furacão foi o time que mais venceu o Palmeiras desde a chegada do técnico português.
Fala, professor!
O técnico Paulo Turra comentou aproveitamento histórico em entrevista coletiva e chamou atenção para a dificuldade da sequência que teve o Athletico nesse início de Brasileirão e Copa Libertadores:
“Tenho que enaltecer os 28 jogos que fizemos até agora. São 22 vitórias, três empates e três derrotas, e recentemente nós viemos de uma sequência muito forte, nos primeiro seis jogos do Campeonato Brasileiro pegamos quatro equipes que ficaram entre as primeiras no Campeonato Brasileiro e a última é um clássico. Quem teve uma sequência como essa de jogos dificílimos contra equipes de topo no futebol brasileiro? Nenhuma, mas o Athletico teve.”
Turra salaientou nível dos adversários para valorizar boa sequência do Athletico
O Furacão virou o placar contra Libertad, jogando em Assunção, Flamengo, Internacional, Coritiba e CRB, por exemplo, em partidas que tiveram um fato em comum – nível de atuação ruim nos primeiros tempos. Turra, em mais de uma oportunidade, defendeu seu time das críticas e ressaltou o poder de reação que o Athletico tem mostrado:
“Isso faz parte do futebol, de qualquer jogo. Como já fomos para o intervalo vencendo o jogo, nos últimos jogos temos jogado melhor no segundo tempo, virando placares. Vamos ter equilíbrio, não vamos ganhar nem perder em primeiro ou último minuto. Conseguir recuperar no segundo tempo mostra equilíbrio, temos um grupo experiente, que a cada jogo vai ganhando casca.”
Relembre as viradas
Ind. São Joseense 3 x 2 Athletico
Em confronto pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense, o Athletico saiu perdendo para o Ind. São Joseense no Estádio do Pinhão, e conseguiu a virada com golaço de Tomás Cuello, aos 40 minutos do segundo tempo, depois de ficar duas vezes atrás no placar.
Athletico 3 x 1 Operário
Em falha de Pedrinho, Raphael Lucas fez belo gol para abrir o placar para o Fantasma na Arena da Baixada, mas o Athletico virou com gols de Erick, Pablo e Cuello, depois que partida se abriu com a expulsão do lateral Jonathan Costa.
Cascavel 1 x 2 Athletico
No jogo de ida da final do Campeonato Paranaense, o Athletico virou no Olímpico Regional com batida de cavadinha de Vitor Roque, nos acréscimos da segunda etapa. Furacão havia saído atrás no placar, com gol tomado em batida de escanteio, mas conseguiu empate dois minutos depois, também em escanteio, com Erick – que foi expulso minutos depois.
Athletico 2 x 1 CRB
Depois de sair atrás no placar e precisar de dois gols para empatar placar agregado contra o CRB, na terceira fase da Copa do Brasil, o Athletico, com atuação marcante de Alex Santana, conseguiu levar definição para os pênaltis. Meia fez dois gols no jogo e o goleiro Bento defendeu duas cobranças para classificar o time às oitavas da competição.
Libertad 1 x 2 Athletico
Time chegava pressionado por resultados ruins e Paulo Turra apostava em escalação ofensiva para visitar o Libertad pela Copa Libertadores. Com primeiro tempo péssimo e 1 a 0 contra no placar, time buscou resultado com Rômulo e, mais uma vez, Alex Santana, para se isolar na ponta do grupo G.
Athletico 2 x 1 Flamengo
No segundo jogo seguido com virada no placar, o Athletico fez – mais uma vez – primeiro tempo ruim, e saiu atrás com gol de pênalti de Gabriel Barbosa. Vitor Roque empatou o jogo e Erick, no segundo tempo, virou – volante já havia dado uma assistência, mas tento foi anulado por impedimento.
Athletico 3 x 2 Coritiba
Em outro jogo de primeiro tempo ruim, Furacão esteve por duas vezes atrás no placar e virou aos 52 minutos do segundo tempo no clássico Atletiba.