Athletico pede retorno e Felipe Aguilar volta a ser opção para a zaga

Compartilhe

Zagueiro colombiano passa a integrar time comandado por Wesley Carvalho e é o mais alto da defesa atleticana

O zagueiro Felipe Aguilar voltará a ser utilizado pelo Athletico, segundo apuração da Trétis. Jogador havia sido reemprestado ao Lanús-ARG há três semanas, mas o Furacão pediu o retorno e vai integrá-lo ao elenco comandado por Wesley Carvalho.

Zagueiro colombiano é o reforço mais caro da história do Athletico para a posição – clube desembolsou R$10 milhões em sua contratação na metade de 2019. Depois de 23 jogos pelo Furacão e utilização no time de aspirantes do Campeonato Paranaense de 2020, Aguilar foi emprestado a Atlético Nacional-COL e Lanús.

Nas últimas três temporadas fez 48 jogos emColômbia e Argentina, 44 destes como titular. No início de julho, jogador voltou a ser registrado como jogador do Athletico no Boletim informativo diário (Bid), da CBF, mas havia sido reemprestado ao Lanús.

Na última semana jogador se despediu, pelas redes sociais, do clube argentino e foi chamado de volta pelo Athletico que vê no colombiano de 30 anos uma possibilidade de solução a problema na defesa.

Aguilar concorre por posição com o recém-contratado Cacá, com Zé Ivaldo, já negociado com o Cruzeiro, e com Matheus Felipe, em baixa, para formar dupla com Thiago Heleno, titular da posição. Pedro Henrique, outro titular frequente, fraturou o tornozelo e tinha saída encaminhada do clube.

Como está Felipe Aguilar?

Com 30 anos, zagueiro foi titular em 12 das 15 partidas em que foi relacionado nesta temporada pelo Lanús. Utilizado pela direita do miolo de zaga, Aguilar teve médias de 80% na de precisão nos passes, 43% nas bolas longas e quase cinco cortes por partida.

Quando em campo, contribuiu apenas com dois jogos sem sofrer gols, contra Newell’s Old Boys e Estudiantes. Tem números de eficiência nos passes, bolas longas e clean sheets muito parecidos com os de Zé Ivaldo, mais cotado, hoje, para fazer dupla com Thiago Heleno – Aguilar soma quase dois cortes a mais por jogo.

Com 1,90m de altura, o colombiano é o zagueiro mais alto do elenco, ultrapassa os 1,85m de Zé Ivaldo e Thiago Heleno e o 1,87m de Kaíque Rocha. Aguilar também é o jogador com maior porcentagem de duelos aéreos ganhos, em comparação a seus atuais companheiros:

  • 1) Felipe Aguilar – 65%
  • 2) Matheus Felipe – 62%
  • 3) Thiago Heleno – 61%
  • 4) Zé Ivaldo – 60%

Na Colômbia, com a família, jogador não deve ser relacionado para a partida deste final de semana, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, e também não pode ser inscrito para a disputa da Copa Libertadores – só sé o Athletico avançar às quartas de final.

Aguilar já tem situação regularizada, e, pelo ponto de vista burocrático, já pode voltar a atuar com a rubro-negra. Confira os próximos compromissos do Athletico:

-Santos x Athletico – /05/08 – 16h – Brasileirão

-Athletico x Bolívar – 08/08 – 21h – Libertadores

-Athletico x Cuiabá – 15/08 – 20h – Brasileirão

-Goiás x Athletico – 20/08 – 18h30 – Brasileirão

Athletico x Fluminense – 23/08 – 16h – Brasileirão

Veja também