Pablo, Terans e Thiago Heleno estão entre os cinco melhores, juntos de Nikão e Marcelo Cirino - quinteto totaliza 122 gols desde 2014
O Athletico tem três dos cinco maiores artilheiros da nova Arena da Baixada em sua provável escalação para enfrentar o Botafogo na noite desta quarta-feira (17). Pablo, primeiro colocado, Terans – terceiro – e o zagueiro Thiago Heleno, quarto, devem compor a formação inicial de Paulo Turra.
O quinto colocado Marcelo Cirino ainda compõe o elenco atual, mas não entra em campo há sete meses por lesão séria no ligamento do joelho. O único dos maiores goleadores do Joaquim Américo pós-reforma para a Copa do Mundo de 2014 que não está mais no elenco do Athletico é Nikão – atualmente no Cruzeiro.
O Furacão deve entrar em campo com Bento, Khellven (Madson), Thiago Heleno, Zé Ivaldo e Fernando; Erick, Fernandinho e Christian (Vitor Bueno), Terans (Canobbio), Pablo e Vitor Roque.
Feito histórico aconteceu no ano passado
Em 2023, Pablo tem 10 gols marcados em 27 jogos, quatro destes dentro do Caldeirão, como é chamada a Arena pela torcida do Athletico. Atacante teve sua temporada mais goleadora pelo Athletico em 2018, com 18 gols – 15 na Baixada (83%) – e se tornou o maior artilheiro da atual era do estádio do Furacão na partida contra o Fluminense, em vitória por 1 a 0 pelo Brasileirão 2022.
Pablo bateu recorde que era de Nikão desde 2021, em ano que deu o bicampeonato da Copa Sulamericana. Último gol do atacante, que rumou ao São Paulo na temporada seguinte, foi de voleio na final do torneio continental, contra o Bragantino. Nikão também é o maior artilheiro do Athletico na história da Copa Sulamericana, com oito gols.
Também em 2021 foi a estreia de Terans com a camisa do Athletico. Uruguaio é componente do top-5 que tem melhor média de gols, com 0,35 por jogo – 21 gols em 60 jogos – e marcou pela primeira vez com as cores rubro negras na Arena da Baixada, contra o Fortaleza, pelo Brasileirão de 2021.
O recorde histórico de artilharia na Arena da Baixada é de Kléber Pereira, com 67 gols.
Thiago Heleno é o único não atacante que aparece entre os cinco primeiros colocados. Fez seu primeiro gol em 2016, contra o Coritiba na final do Campeonato Paranaense – jogo foi vencido por 3 a 0 pelo Furacão. Desde então, foram 15 gols no gramado do novo Joaquim Américo Guimarães.
Confira top-5
- Pablo: 38 gols
- Nikão: 33 gols
- Terans: 21 gols
- Thiago Heleno: 15 gols
- Marcelo Cirino: 15 gols
O Furacão entra em campo às 21h30 desta quarta-feira (17), na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023 – clube eliminou o CRB em decisão por pênaltis na fase anterior da competição.