Números apontam vantagem do time gaúcho, mas o Furacão tem "remontada" como inspiração para seus objetivos no final do Brasileirão
Em 74 partidas disputadas entre Athletico e Grêmio, o time gaúcho venceu 35 contra 21 do Furacão, mesmo número de empates entre as duas equipes. Neste Brasileirão, no primeiro turno, o time gaúcho venceu o rubro-negro por 2 a 1 na Arena da Baixada. No domingo (21), a missão atleticana será aumentar os números a seu favor no histórico e vencer o tricolor gaúcho na Arena Grêmio, às 18h15, para somar pontos e continuar na briga por uma vaga no G8.
Não será a primeira vez, no entanto, que o Furacão entrará em campo com desvantagens nos números contra o Grêmio. Para se inspirar no objetivo da vitória, os jogadores poderão lembrar da fatídica virada contra o time gaúcho, que levou o Athletico para a final e a conquista da sua primeira Copa do Brasil.
No dia 14 de agosto de 2019, aconteceu o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O Furacão enfrentaria o Grêmio em Porto Alegre. O time gaúcho dominou o jogo e venceu por 2 a 0, com gols de André e Jean Pyerre. Mas a esperança ainda estava viva. Empurrado por sua torcida, o Athletico transformou a Arena da Baixada em um caldeirão e conseguiu uma das maiores viradas de sua história ao bater o Grêmio por 2 a 0 e levar a decisão da vaga para os pênaltis. Nas cobranças, os batedores foram impecáveis, até Santos defender a última cobrança de Pepê e colocar o time paranaense na decisão.
A famosa “remontada” rubro-negra pode ser a inspiração dentro de campo, já que Athletico e Grêmio protagonizaram o jogo que para muitos torcedores é considerado uma das melhores partidas da competição.
Com o Brasileiro já na reta final e classificações para a Libertadores em jogo, o confronto promete ser, mais uma vez, bem disputado. O Furacão é o nono colocado com 50 pontos, precisando vencer os dois jogos que restam e secar os concorrentes diretos para terminar no G8. O tricolor tem 56 pontos e está na sétima posição, a apenas um ponto de se classificar para a vaga na competição continental.