Furacão bate Libertad por 2 a 1 e pode até empatar no Paraguai para passar às quartas de final
Na noite desta terça (28), o Athletico saiu na frente e abriu vantagem em busca da classificação para as quartas de final da Libertadores. Na Arena da Baixada, o Furacão fez um jogo intenso contra o Libertad e com gols de Vitor Roque e Nico Hernández, o rubro-negro bateu os paraguaios por 2 a 1. A partida de volta será na próxima terça, em Assunção, e o Athletico pode até empatar para passar de fase.
PRIMEIRO TEMPO
Sem Abner com COVID-19 e Pablo com desconforto no adutor, o Athletico iniciou a partida com Pedrinho e Vitor Roque no ataque. O jovem de 17 anos fez questão de mostrar suas credenciais no início da partida. Logo aos 5 minutos, Terans achou o atacante que bateu forte pra abrir o placar no Caldeirão. Foi o primeiro gol de Roque na Libertadores e também o gol mais jovem de um atacante pelo Furacão na história da competição.
Precisando sair pro jogo, o Libertad foi ao ataque e pressionou o Furacão até fazer o gol com o meia Tito Villalba, aos 19′. O gol trouxe novamente o rubro-negro pra partida e aos 31′, após jogada ensaiada, o zagueiro colombiano Nico Hernandez completou pro fundo das redes!
Ainda na primeira etapa, o Furacão quase ampliou com dois golaços. Primeiro, em contra-ataque rápido, Terans chapelou seu adversário e cruzou de trivela, mas Vitor Roque errou o cabeceio. Depois, Tomás Cuello arriscou de muito longe e a bola acertou o travessão de Martín Silva. No final, outra jogada terminou em tentativas de Vitor Roque e Terans e o árbitro até checou um possível pênalti no lance, mas o VAR mandou o jogo seguir.
SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou tentando buscar o terceiro gol para encaminhar de vez a classificação, mas esbarrou no goleiro uruguaio Martin Silva, ex-Vasco. Vitor Roque e David Terans pararam em grandes defesas do camisa 1. O Libertad também respondeu com um chute muito perigoso de Lorenzo Melgarejo que explodiu no travessão.
Fim de jogo e agora as atenções do Furacão, que está invicto há 12 jogos, voltam-se para o Brasileirão. O próximo duelo será no sábado (2) contra o Palmeiras, às 21 horas, no Allianz Parque.
FICHA TÉCNICA
Athletico Paranaense: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Pedrinho; Christian (Erick, no intervalo), Hugo Moura e David Terans (Vitor Bueno, aos 35′ do 2º tempo); Pedro Rocha (Canobbio, aos 28′ do 2º tempo), Vitor Roque (Rômulo, aos 35′ do 2º tempo) e Tomás Cuello (Matheus Babi, aos 43′ do 2º tempo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Vitor Roque, aos 5′, e Nico Hernández, aos 31′ do primeiro tempo
Cartão amarelo: Christian
Libertad: Martín Silva; Mayada (Piris, aos 42′ do 2º tempo), Diego Viera, Barboza e Miguel Samudio; Ramon Martínez (Mendieta, aos 9′ do 2º tempo), Campuzano, Diego Gomez (Merlini, aos 35′ do 2º tempo), Villalba (Franco, aos 9′ do 2º tempo) e Melgarejo; Roque Santa Cruz (Óscar Cardozo, aos 35′ do 2º tempo)
Técnico: Andrés San Martín
Gol: Villalba, aos 19′ do primeiro tempo
Cartões amarelos: Barboza e Campuzano