Esquivel tem estatísticas semelhantes às de Abner, ex-lateral do Furacão, e pode assinar em definitivo por valor que se aproxima dos US$2 milhões
O Athletico tem tratativas avançadas para a contratação do lateral esquerdo Lucas Esquivel, do Unión Santa Fé-ARG. Jogador de 21 anos também teve sondagens de Botafogo, Fortaleza e Racing-ARG e negociação do Athletico tenta a compra do passe do jogador, em valor próximo aos US$2 milhões.
Destino de Esquivel deve ser definido ainda neste fim de semana, segundo informação noticiada pelo jornalista argentino Nachito Fernandez e confirmada pela Trétis. Jogador só poderia estrear oficialmente pelo Furacão em julho, com a abertura da janela de transferências, mas clube tem a intenção de integra-lo ao elenco ainda neste mês de maio.
O Athletico promoveu Vinícius Kauê, de 20 anos, para a reserva da lateral esquerda depois da demissão de Pedrinho por envolvimento no esquema de manipulação de resultados descoberto na operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Lucas Esquivel chegaria para assumir a reserva de Fernando, em grande fase na sua primeira sequência como titular do Athletico. Na derrota por 2 a 0 contra o Bragantino no último sábado (20), o lateral direito Madson foi titular na posição, carente no elenco do Athletico.
Conheça o jogador
Em três anos como profissional no futebol argentino, Esquivel tem 57 jogos, um gol e três assistências. Número é baixo, mas índices de de precisão mostram bom nível – em 2022 teve 30% de acerto nos cruzamentos e 40% de precisão em lançamentos.
A fim de comparação, Abner – titular do Athletico no mesmo ano e hoje no Real Betis-ESP, teve 20% de acerto nos cruzamentos e 48% nos lançamentos. Também como Abner, Lucas Esquivel é batedor de faltas laterais e escanteios no Unión Santa Fé. Mas diferença entre os dois na precisão dos passes é grande, com 81% para Abner e apenas 66% para o argentino.
Mas outro ponto em comum entre os laterais está na altura, ambos tem mais de 1 metro e 80, medida considerada alta para a posição. Esquivel tem média de 1,3 interceptações por jogo, 2,4 desarmes e 1,7 cortes por jogo – e ainda ganha mais da metade dos duelos pelo alto.