Sorteio acontecerá no dia 9 de abril, no Paraguai
Após o fechamento da segunda fase da Pré-Libertadores, o Athletico já sabe que será cabeça de chave na fase de grupos da Copa Sulamericana 2021. O Furacão está garantido entre os oito melhores times no ranking da Conmebol que jogarão a competição.
Na 24° colocação no ranking da Conmebol, o Athletico está garantido como cabeça de chave juntamente com Independiente (10°), Lanús (17°) e Corinthians (23°). Em vantagem nos confrontos, Emelec, Jorge Wilstermann e Nacional (Paraguai) podem ser os próximos cabeças de chave de acordo com o ranking. O Rosario Central, de Marco Ruben, também será um dos cabeças de chave.
Quem for eliminado dos confrontos entre Santos x San Lorenzo, Grêmio x Independiente Del Valle, Atlético Nacional x Libertad e Junior x Bolívar será “pote 4” na fase de grupos da Sulamericana. Apenas Santos e Grêmio não poderiam ser adversários do Athletico na fase de grupos por ser do mesmo país.
Outro cabeça de chave ainda depende do Campeonato Uruguaio que está em andamento. Faltando duas rodadas, Peñarol, Nacional e Montevideo City disputam duas vagas na fase de grupos da Libertadores e uma na Sulamericana. O líder da competição, o Liverpool, já atuou na primeira fase da Libertadores e foi eliminado pela Universidad Católica, do Equador.
Caso Nacional ou Peñarol não se classifiquem para a Libertadores, um dos dois tradicionais clubes uruguaios será cabeça de chave na Sulamericana. A competição acaba no dia 27.
Na fase de grupos o Furacão pode encarar clubes tradicionais como o Newell’s Old Boys (adversário na Sulamericana 2018), Talleres, Arsenal de Sarandi e Tolima (adversário na Libertadores 2019).
Equipes do mesmo país não irão se enfrentar na fase de grupos. Apenas o primeiro colocado na fase de grupos passa para as oitavas de final. O sorteio dos grupos será realizado no dia 9 de abril, no Paraguai.