Athletico será cabeça de chave na Libertadores 2022

Compartilhe

Furacão sobe 12 posições em ranking da Conmebol e evitará adversários como Boca e River na fase de grupos

Na tarde deste domingo (19) a Conmebol divulgou o regulamento da Copa Libertadores da América, e ficou confirmado que o Athletico será um dos oito cabeças de chave da competição continental em 2022. Além do Furacão, Atlético/MG, Palmeiras, Flamengo, Peñarol (URU), Nacional (URU), Boca Juniors (ARG) e River Plate (ARG) também estarão alocados no pote 1 do sorteio que ocorrerá no dia 23/03.

Existia uma dúvida se o rubro-negro iria para o pote 1 ou para o pote 2, pois segundo o regulamento o campeão da Copa Sul-Americana do ano anterior tem assegurada a vaga para o pote 2 da Libertadores. Acontece que o Athletico pelo ranking teria a possibilidade de ser cabeça de chave, como o regulamento da competição divulgado na tarde deste domingo (19) confirmou.

Confira abaixo o que diz o regulamento da Copa Libertadores da América sobre a posição que cada clube irá se posicionar no sorteio:

Foto: Divulgação/Conmebol

O regulamento diz o seguinte: “Caso o campeão da CONMEBOL Sul-Americana 2021, devido à sua localização no ranking de clubes da CONMEBOL de 16 de dezembro de 2021, seja cabeça de chave, prevalecerão a referida posição e privilégio concedido pelo ranking, ao invés de seu status de campeão da CONMEBOL Sul-Americana, estando assim localizado entre os clubes do pote 1.”

Desta forma, o Athletico será cabeça de chave da Libertadores pela primeira vez na sua história. O Furacão irá enfrentar um time do pote 2, um do pote 3 e um do pote 4. A única regra é a proibição de enfrentar times do mesmo país na fase de grupos, exceto caso esse time venha da pré-libertadores. Confira abaixo os potes da Copa Libertadores da América 2022:

POTE 1

Palmeiras

River Plate (ARG)

Boca Juniors (ARG)

Flamengo

Nacional (URU)

Peñarol (URU)

Atlético/MG

Athletico

POTE 2

Cerro Porteño (PAR)

Libertad (PAR)

Independiente Del Valle (EQU)

Universidad Católica (CHI)

Emelec (EQU)

Corinthians

Colo-Colo (CHI)

Vélez Sarsfield (ARG)

POTE 3

Sporting Cristal (PER)

Deportivo Cali/Millonarios (COL)

Red Bull Bragantino

Deportivo Táchira (VEN)

Alianza Lima (PER)

Deportes Tolima (COL)

Colón (ARG)

Caracas (VEN)

POTE 4

Always Ready (BOL)

Talleres (ARG)

Independiente Petrolero (BOL)

Fortaleza

Classificado 3ª fase 1

Classificado 3ª fase 2

Classificado 3ª fase 3

Classificado 3ª fase 4

Veja também