Matematicamente garantido, Athletico é o sexto time há mais temporadas consecutivas na série A

Compartilhe

Em meio a sua segunda maior sequência, Furacão chegará, em 2024, a 12 temporadas seguidas na elite do futebol brasileiro

Com o empate em 1 a 1 contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, o Athletico chegou ao número mágico de 45 pontos e garantiu permanência matemática na série A do Campeonato Brasileiro com dez rodadas de antecedência. Longe da briga contra o rebaixamento e em busca de vaga direta na Copa Libertadores, Furacão pode se tornar quarto time há mais tempo na elite do futebol brasileiro ao final do campeonato.

Isso porque Santos, 17° colocado com 30 pontos, e Corinthians, 15° com 33 pontos, ainda tentam se afastar da zona da degola, e são dois dos times com maior permanência. O Peixe nunca caiu, e o Corinthians foi rebaixado pela última vez em 2007 – acumula 15 anos seguidos de Série A.

Além destes, Atlético-MG – com sequência de 15 anos – Flamengo e São Paulo – nunca rebaixados, ficam à frente do Athletico e tem baixa probabilidade de rebaixamento. Fla e Galo estão livres e o Tricolor paulista tem apenas 1,7% de chance, segundo levantamento do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sequência de 11 anos do rubro-negro, então, coloca clube na sexta colocação no quesito e é a segunda maior em toda a história do Athletico, desde 1971, momento símbolo do início dos registros da CBF.

Empate contra o Botafogo aumenta sequência histórica. Foto: Athletico

Furacão chegou a registrar duas sequências de nove participações seguidas na elite, de 1971 a 1979 e de 1981 a 1989, antes de seu pior número – de apenas dois anos em sequência de 1991 a 1993.

Em 1995, após a primeira eleição de Mário Celso Petraglia, atual presidente do conselho administrativo do Athletico, e lançamento da campanha de reestruturação “Atlético Total”, o Furacão vence o primeiro título nacional de sua história e garante acesso para a disputa da série A de 1996, que marcou o início de 16 permanências consecutivas, maior sequência da história do clube,

Em meio a isso, o Furacão venceu o título brasileiro de 2001 e foi segundo colocado em 2004. Em 2010, um ano antes do último rebaixamento da história do clube, chegou à quinta colocação.

O Athletico volta a campo nesta quarta-feira (25), às 19h, para enfrentar o América-MG. Jogo disputado na Ligga Arena pode estabelecer o rubro-negro na briga por uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores de 2024 – nesse momento, Furacão ocupa a quinta posição, com 45 pontos.

Veja também