Ponta esquerda de 21 anos também pode jogar como centroavante e tem final de contrato em dezembro deste ano, no Universidad Catolica-CHI
O Athletico iniciou negociações pelo ponta esquerda chileno Alexander Aravena, do Universidad Católica-CHI. Jogador de 21 anos tem contrato que se encerra em dezembro deste ano e poderia chegar sem custos ao Furacão.
Interesse do Athletico no jogador procede, segundo o jornalista Tiago Marchezini, e há concorrência. Outros clubes brasileiros chegaram a monitorar o jogador, além de clubes europeus como o Benfica, como noticiaram os jornais portugueses Record e A Bola. O rubro-negro venceu concorrência europeia nas contratações de Lucas Esquivel e Bruno Zapelli, recentemente.
Aravena tem 14 gols e cinco assistências em 42 jogos na temporada 2023, por Católica, e seleção chilena. Jogador disputou amistosos e partidas das eliminatórias sul-americanas pela seleção profissional, além de participar de campanha finalista do Pan-americano, do Chile – atacante marcou dois gols na campanha.
Nas duas últimas temporadas, primeiras dele como profissional, Aravena soma 24 gols e oito assistências em 68 jogos. Tanto por Ñublense, quanto por Universidad Católica, chama a atenção desde cedo por sua facilidade no drible e por também atuar como centro avante.
Jogador chileno só poderia compor o elenco do Athletico a partir do dia 11 de janeiro, data da abertura da janela de transferências brasileira, que vai até o dia 7 de março.
Conheça características do jogador
O treinador Nicolás Nuñez, do Universidad Católica, quando perguntado sobre a possibilidade de que Aravena substitua Alexis Sanchez na seleção chilena, não poupou elogioas:
“Cumpre todos os requisitos, desde o emocional até o futebolístico. Tem qualidades técnicas entre as melhores que já vi, uma rara capacidade de fazer gols. Só tenho palavras de admiração e muita expectativa para esse ponto de sua carreira” – atestou.
Treinador, em outra oportunidade, mencionou conversa com o atacante sobre como gostaria de se posicionar em campo: “se sente muito confortável atrás do centroavante, buscando os espaços entre linhas. Ele também vai muito bem como ponta esquerda, onde pode cortar para o meio, facilita muito o jogo”.
Confira o mapa de calor de Aravena em 2023
Com 11 gols marcados em 23 jogos pela liga chilena, Aravena tem média de 0,47 gols marcados por partida, praticamente uma bola na rede a cada dois jogos. Com 20% de eficiência na conversão de chances, jogador tem número parecido com o de Vitor Roque, que soma 23%.
Jogador ainda tem média de 80% no acerto dos passes, acima do usual para a posição, e tem 38% de aproveitamento nos cruzamentos, mesmo número de Vitor Bueno, líder em todo o Campeonato Brasileiro no quesito.
O Athletico volta a campo no domingo (12), às 18h30, contra o Bahia fora de casa. Atual sétimo colocado no Brasileirão, o Furacão tenta se aproximar do Atlético-MG, sexto, que tem quatro pontos de vantagem nesse momento.