Athletico sonda técnico Gustavo Alfaro, ex-Boca e Equador

Compartilhe

Negociações iniciaram na última semana e são consideradas difíceis. Alfaro assumiu a seleção da Costa Rica, recentemente

O Atthletico consultou o nome do treinador Gustavo Alfaro para assumir o comando do clube em 2024. Tratativas iniciaram na semana passada e ainda estão estágio inicial, como pôde saber a Trétis. Alfaro assumiu no início deste mês a seleção da Costa Rica e negócio é considerado difícil.

Gustavo Alfaro tem trabalhos de destaque na seleção Equatoriana, em que conseguiu classificação direta para a Copa do Mundo 2022, e no futebol argentino – soma cinco títulos nacionais. Com 61 anos, treinador também tem título da Copa Sul-americana, conquistada pelo Arsenal de Sarandí, em 2007.

Treinador enfrentou o Athletico no passado recente. Em 2019, treinava o Boca Juniors, que enfrentou o Athletico na fase de grupos e nas oitavas de final da Copa Libertadores daquela temporada. Furacão venceu na Arena da Baixada, por 3 a 0, mas perdeu em outras três oportunidades.

Alfaro elogiou Furacão, inclusive, após o resultado do sorteio das oitavas de final. Na ocasião, treinador mostrou tranquilidade por já conhecer a equipe, mas atestou: “foi uma equipe dura, que tivemos um dos momentos mais duros da Copa Libertadores”.

Comissão do treinador é composta por seis profissionais

Neste momento, na Costa Rica, Alfaro conta com Carlos Alcides González, Claudio Adrián Cristofanelli, Alejandro Juan Manograsso, auxiliares técnicos, Sergio Omar Chiarelli e Pedro Ignacio Arbelaiz, preparadores físicos e Diego Martín Carranza, preparador de goleiros.

No último dia 4, Alexandre Mattos, CEO de futebol e negócios do Athletico, disse que a chegada de auxiliares barrou a negociação do rubro-negro com Fernando Gago, que tinha comissão composta por sete profissionais.

Ainda é incerto se Alfaro incorporaria seu staff ao Furacão, que já conta com Juca Antonello, como auxiliar fixo da comissão, além de Gustavo Porto, preparador físico, e Felipe Faria, preparador de goleiros. O técnico Wesley Carvalho, quando perguntado se aceitaria retorno à comissão, caso não siga como treinador, disse que não via problemas, em entrevista coletiva.

Petraglia confirmou busca por novo treinador

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (27), o presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Mário Celso Petraglia, confirmou que o Athletico não dará continuidade ao trabalho de Wesley Carvalho:

“Não continuaremos com este treinador. Já nos ajudou neste mandato tampão, não foi 100% como nos queríamos. Se não tivéssemos as lesões, estaríamos brigando pelo título e classificados entre os quatro para a Libertadores”.

Em mesma entrevista. dirigente disse que trabalho de escolha é difícil, e não mencionou possível aumento no teto salarial para a o comando técnico.

*reportagem em atualização

Veja também