Athletico subirá no ranking e garante “pote 2” no sorteio da Libertadores

Compartilhe

Com a conquista da Sul-Americana, Furacão deve entrar entre os 16 primeiros em ranking da Conmebol

Na noite desta quarta (8), o Athletico já conheceu seus possíveis rivais que serão cabeças de chave na Copa Libertadores 2022. Os adversários do Furacão na fase de grupos podem ser os tradicionais Boca Juniors e River Plate (Argentina), Peñarol e Nacional (Uruguai) e o Cerro Porteño (Paraguai). Completam os cabeças de chave, os brasileiros Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro.

Os cabeças de chave são sempre definidos pelo ranking da Conmebol que envolve uma somatória de pontos com as conquistas dos clubes, a performance no campeonato local (Copas não contam) e o coeficiente histórico dos últimos 10 anos. Com o bicampeonato da Sul-Americana, o Furacão deverá subir mais oito posições no ranking que será divulgado em janeiro de 2022 e saltar da 24° para a 16° posição, ultrapassando clubes como Lanús, Cruzeiro, San Lorenzo e Independiente Del Valle.

Nesta semana, o Athletico entrou secando os rivais Nacional, Boca Juniors e Atlético Nacional (Colômbia) para ser cabeça de chave. O Furacão estava em 7° no ranking entre os times classificados, já que a participação na Pré-Libertadores “anula” a posição no ranking e automaticamente leva os times ao pote 4. O Peñarol foi campeão uruguaio e arrastou o Nacional para a fase de grupos, enquanto que o Boca sagrou-se campeão da Copa Argentina e também foi a fase de grupos.

Mesmo que não estivesse bem posicionado no ranking, o Athletico já estaria garantido no “pote 2” por ser campeão da Sul-Americana. O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022 está previsto apenas para a semana do dia 23 de março, de acordo com o calendário divulgado pela Conmebol.

Veja também