Athletico vende Khellven e confirma Bruno Peres na lateral direita

Compartilhe

Furacão aceitou duas propostas por Khellven, que agora define destino junto de seu staff - Bruno Peres ex-Santos e São Paulo é a reposição

Há três dias do fechamento de inscrições no Campeonato Brasileiro o Athletico fez duas movimentações no mercado de transferências para a lateral direita – vendeu Khellven, titular da posição, e contratou Bruno Peres, que estava no Trabzonspor-TUR.

Khellven depende apenas de si para definir destino. Conforme soube a Trétis, o Furacão aceitou duas propostas pelo jogador de 22 anos, uma delas do futebol russo, e o lateral, agora, conversa com seu staff para tomar decisão – situação deve ser definida nos próximos dias.

Como reposição à venda de Khellven o Athletico fechou contrato de seis meses com Bruno Peres. Livre no mercado, lateral direito com passagem de nove temporadas pelo futebol europeu assina vínculo de produtividade – pelo número de partidas que fizer – renovável ao seu final, em fevereiro de 2024. Bruno chega ainda nesta quarta-feira (23) a Curitiba.

Para o ano do centenário, inclusive, o Athletico planeja investir em mais um jogador para a lateral direita. Bruno Peres era cotado para se juntar o Furacão apenas no ano que vem mas, pela necessidade depois da negociação de Khellven, teve tratativas adiantadas.

Revelado no futebol paulista, Peres teve boa trajetória pelo Santos antes de ser vendido ao Torino, da Itália, em 2014. Três temporadas em Turin e outras quatro na Roma selaram passagem pelo futebol italiano, cortada por dois anos emprestado em São Paulo e Sport – clubes pelos quais somou apenas 26 jogos.

Rápido e forte no apoio, Bruno Peres foi peça chave no título da liga turca do Trabzonspor, depois de 38 anos de jejum, em 2021-22. Na temporada 2022-23, jogador fez apenas 11 jogos e foi marcado por lesões – perdeu tempo de jogo por problemas musculares, no ombro e por trauma no tendão de aquiles, que o deixou fora de combate por 143 dias.

Bruno Peres soma cinco gols e sete assistências nas últimas quatro temporadas. Polivalente, chegou a atuar como atacante pela direita e como zagueiro em determinados momentos e, mesmo depois de passagem ruim pelo Brasil, voltou bem à Europa em 2020, como “peça viável para a Série A [campeonato italiano]”, segundo o portal especializado Chiesa di Totti.

Bruno Peres fez 46 jogos em sua passagem pelo Trabzonspor-TUR | Foto: reprodução/instagram

O adeus de Khellven

Desde 2019, quando estreou pela equipe profissional do Athletico, Khellven acumula 175 jogos, 22 assistências e cinco títulos – três Campeonatos Paranaenses, a Copa do Brasil de 2019 e a Copa Sul-americana de 2021. Jogador ainda foi titular na campanha finalista da Libertadores do ano passado.

Khellven foi titular do Athletico na campanha finalista da Libertadores de 2022 | Foto: divulgação/Athletico

Nesta temporada foi titular em 37 dos 42 jogos disputados (88%), em sua maior sequência de utilizações na carreira – com Wesley Carvalho somava mais de 30% de precisão nos cruzamentos, índice maior, por exemplo, que o de Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, e Kieran Trippier, do Newcastle.

Khellven se junta a Léo Cittadini, David Terans, Guilherme Bissoli, Reinaldo, Jajá, Julimar e Matheus Babi – os dois últimos por empréstimo, como jogadores que deixaram o Athletico.

Veja também