Athletico x Chapecoense: Campeão da Copa do Brasil contra lanterna do Brasileirão

Compartilhe

Em melhor momento e com histórico positivo, Athletico enfrenta Chape com força máxima

O Athletico enfrenta a Chapecoense pela 22° rodada do Campeonato Brasileiro mirando as primeiras posições da tabela. O jogo, que acontece na Arena da Baixada, às 19h deste domingo (29), é uma oportunidade para o Furacão seguir embalado após vencer o Fortaleza, por 4×1, e criar uma sequência de vitórias.

 

O Furacão não vence partidas consecutivas no Brasileirão desde a 12° rodada, quando alcançou três vitórias seguidas:

  • 10° Rodada: Athletico 1×0 Internacional, Arena da Baixada.
  • 11° Rodada: CSA 0x4 Athletico, Rei Pelé.
  • 12° Rodada: Cruzeiro 0x2 Athletico, Mineirão.

 

O próximo adversário do Furacão, assim como o Fortaleza, também vive uma realidade oposta. A Chapecoense tenta encerrar uma sequência negativa. Nos últimos cinco jogos, um empate e quatro derrotas. A última vitória do time catarinense, no Brasileirão, foi contra o rival Avaí, por 1×0, na Arena Condá, pela 15° rodada. Com os resultados negativos, a Chapecoense amarga à lanterna da competição.

 

O clube catarinense está na última posição da competição nacional, mas com um jogo a menos. A 21° rodada (Chapecoense x Corinthians) foi adiada para a próxima quarta (02), em função da participação do time paulista na Copa Sul-Americana.

 

HISTÓRICO

 

O momento é muito mais favorável para o Furacão. Conquista de título recente, vitória na última partida e situação positiva na competição em disputa. A realidade atual dos clubes é o suficiente para afirmar a superioridade do Athletico e o histórico dos últimos dez confrontos confirma a vantagem rubro-negra. Entre setembro de 2014 e a atualidade, Athletico e Chapecoense disputaram dez partidas, todas pelo Campeonato Brasileiro. São cinco empates, três vitórias para o Furacão e duas vitórias para a Chape.

 

A partida mais recente, na Arena Condá, acabou empatada, por 1×1. O Athletico estava vencendo até os 43 minutos do segundo tempo, com time misto. Na ocasião, Rony, que entrou no lugar de Braian Romero, marcou o gol atleticano e Paulo André ainda estava jogando. A partida mais recente, na Arena da Baixada, acabou 5×1 para o Furacão. Na estreia do Campeonato Brasileiro de 2018, o Furacão goleou o time catarinense mesmo saindo atrás no placar.

 

Três gols foram marcados por jogadores que não fazem parte do elenco atual: Pablo, Thiago Carleto e Éderson, que atualmente está no Fortaleza, curiosamente o gol da Chapecoense foi marcado por Wellington Paulista que também está no Leão e marcou o gol do time cearense na última rodada. Existe ainda outro detalhe que aumenta a vantagem atleticana, nesse período analisado, o Furacão tem três vitórias e um empate na Arena da Baixada. Ou seja, nenhuma derrota como mandante.

 

O técnico Tiago Nunes deve utilizar força máxima no confronto. Apenas Thonny Anderson, habitualmente reserva, está suspenso. Sendo assim a equipe deve entrar com Santos, Madson, Léo Pereira, Lucas Halter e Márcio Azevedo (Adriano); Wellington, Bruno Guimarães e Léo Cittadini; Nikão, Rony e Marco Ruben.

Veja também