Atleticano ou Athleticano?

Compartilhe

Afinal, quais são as regras que definem a escrita do adjetivo?

Desde a volta da letra H ao nome oficial do Athletico, uma dúvida paira na cabeça dos torcedores: somos atleticanos ou athleticanos?

 

Durante uma pesquisa para desvendar o “mistério” encontramos uma reportagem no site Meu Timão, sobre o Corinthians, com uma explicação dada pelo professor Pasquale Cipro Neto:

 

“Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra ‘h’ de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o ‘h’ no nome da maravilhosa ‘Bahia’. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é ‘baiano’, sem ‘h’. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é ‘corintiano’, sem ‘h’.”

 

Mas essa regra também vale para os rubro negros? Para responder, consultamos a professora Thereza Christina Duarte Bairão, formada pela USP e torcedora do Athletico:

 

“O professor Pasquale Cipro Neto, para explicar o caso, exemplifica com o nome ‘Bahia’, no qual foi mantido o ‘h’ por se tratar de nome próprio de um estado brasileiro e também para manter a tradição. No entanto, referiu-se ao adjetivo ‘baiano’, que é grafado sem o ‘h’, que não tem o mesmo benefício do nome próprio, seguindo assim o padrão das demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é baiano, sem ‘h’.

 

Partindo dessa premissa, analisemos agora o adjetivo relativo ao nome próprio ‘Athletico’ com ’h’ e ‘atleticano’, sem ‘h’. O ‘th’ como dígrafo (duas letras que representam um único som) não mais existe na língua portuguesa desde a já citada reforma ortográfica. O nome próprio ‘Athletico’ com ‘h’ foi um resgate do passado feito pelo clube, quando seu nome era assim grafado em sua fundação, no ano de 1924. O nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não, eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

 

Desta forma,, o nome próprio “Athletico” pode ser escrito com ‘h’, mas o mesmo não acontece com o adjetivo ‘atleticano’ que deve ser grafado sem o ‘h’, se for respeitada a regra gramatical.

 

Ainda assim, futebolisticamente falando, e, apesar de fugir às regras, considero o termo ‘athleticano’ também adequado.“

 

Portanto: o termo ortograficamente correto é atleticano, mas se você gostar de chamar-se athleticano, com h, também pode! Você é campeão, você pode tudo.

 

Veja também