Balanço médico: Christian tem piora, Alex Santana entra em transição e Rômulo é liberado

Compartilhe

Com piora na lesão na coxa, Christian tem volta prevista para setembro - Alex Santana pode voltar contra o Goiás e Rômulo pode jogar contra o Cuiabá

O Athletico tem, atualmente, cinco jogadores em recuperação no departamento médico – Alex Santana, Christian, Pedro Henrique, Kawan e Fernando. Destes, Alex Santana e Kawan estão em fase de transição e Christian ainda terá período que vai de duas a três semanas de recuperação, o que mais do que dobra expectativa inicial. Fernando e Pedro Henrique tem casos mais sérios.

Christian tem quatro gols na temporada e ficou fora de jogo por lesão na coxa direita em seu melhor momento no ano, há 22 dias – se lesionou no lance em que marcou o primeiro gol do Furacão contra o Vasco, no dia 23/07. Titular com Wesley Carvalho, jogador chegou a atestar que lesão não seria “nada de mais”, em entrevista após aquela partida.

A expectativa era de que Christian perdesse duas semanas, e que talvez estivesse disponível para o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Bolívar. Jogador tem, agora, volta prevista para partida contra o Atlético-MG, em 02/09, pelo Brasileirão.

Outro jogador que teve aumento na expectativa de recuperação é o meia Alex Santana, que se recuperou de fascite plantar, uma inflamação no tecido que cobre a sola do pé, e pode estar disponível para a partida contra o Goiás, na próxima segunda-feira (21).

Jogador está há mais de um mês sem entrar em campo pelo Athletico, seu último jogo foi contra o Fortaleza pelo Brasileirão, em 09/07. Rômulo é outro caso em que o tempo de recuperação excedeu o programado – atacante treinou com bola durante a semana e está disponível para a partida contra o Cuiabá, nesta terça-feira (15).

Rômulo voltou a treinar com bola e deve voltar a ser relacionado por Wesley Carvalho | Foto: divulgação/Athletico

Rômulo teve edema na coxa no início de maio, chegou a voltar a entrar em campo em junho, mas não joga desde o confronto contra o Libertad-PAR, na Arena da Baixada, pela Libertadores. É o terceiro período que Rômulo perde em recuperação de lesões na temporada.

O volante Kawan, recuperado de seu segundo rompimento de ligamento do joelho na carreira, também treina com bola e pode ser opção para Wesley Carvalho. Mesmo com condições físicas e treinando com o resto do elenco, Kawan não tem vaga garantida, como outros jogadores da base – Danielzinho e Emerssonn são exemplos de pratas da casa que compõem o elenco principal, mas raramente aparecem nas relações de Carvalho.

Casos mais sérios

Pedro Henrique e Fernando ainda tem tempo de recuperação extenso, e podem não entrar mais em campo na temporada do Athletico. No caso do zagueiro, fratura no tornozelo sofrida na partida de volta das quartas de final contra o Flamengo ainda requer, ao menos, um mês de espera.

Pedro Henrique tinha negociações avançadas com o Braga-POR até sofrer a lesão e o Athletico tem até 31/08 – data de fechamento da janela de transferências internacional – para buscar um novo destino. Lesão colocou todas as tratativas em espera.

Já com o lateral esquerdo Fernando, lesão deve tirá-lo de todo o resto da temporada. Jogador rompeu, como Kawan, o ligamento cruzado anterior do joelho, na partida contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, passou por cirurgia e se recupera nas instalações do CT do Caju.

Com a volta de Rômulo, mas sem Alex Santana e Christian, o Athletico enfrenta o Cuiabá pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, nesta terça-feira (15). A bola rola às 20h na Arena da Baixada.

Veja também