Bento é convocado para a seleção brasileira

Compartilhe

O goleiro Ederson, do Manchester City, foi cortado por lesão e o técnico Fernando Diniz convocou Bento para o lugar

O goleiro Bento, do Athletico, foi convocado para a Seleção Brasileira. Goleiro atleticano substitui Ederson, do Manchester City, que foi cortado por trauma no pé esquerdo. Bento volta a ser convocado depois que lesão na coxa o fez ser cortado, em sua primeira convocação.

Convocado pela segunda vez pelo técnico Fernando Diniz, Bento foi cortado da primeira lista por lesão no músculo posterior da coxa. Na ocasião, goleiro comentou a emoção de ser chamado pela primeira vez para a seleção: “é algo que não consigo mensurar. Passa um filme na cabeça. A sensação é de felicidade.”

Bento é convocado um dia após fazer defesa que garantiu o empate do Athletico contra o Bahia, em 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. No último lance da partida, goleiro defendeu batida cruzada – confira lance:

O Brasil visita a Colômbia nesta quinta-feira (16), às 21h, e depois vai receber a Argetina, na próxima terça (21), às 21h30. Bento briga por vaga com os goleiros com Alisson, do Liverpool, e Lucas Perri, do Botafogo, mas deve passar as próximas duas partidas no banco de reservas.

Na primeira vez em que foi convocado para a seleção canarinho, Bento recebeu elogios de Fernando Diniz: “Os jogadores precisam de espaço para se provarem e vão ter essa oportunidade. O Bento tem um pouco a ver com a idade, mas é um dos grandes destaques da posição desde o ano passado e imaginando também a experiência de aproximar ele um pouco mais da seleção.”

Goleiro, por sua vez, também elogiou o treinador e projetou uma possível convocação: “O Diniz merece, tem muita qualidade. Como conhece bem o futebol brasileiro, quem sabe surja mais chances para quem joga aqui.

Confira as estatísticas da temporada de Bento

Goleiro do Athletico passou 11 dos 40 jogos disputados pelo Athletico em Libertadores e Campeonato Brasileiro sem sofrer gols (29%). Goleiro defendeu 77% das bolas que foram ao gol do Athletico – número acima da média do Brasileirão.

Questionado por deficiência em jogo com os pés, goleiro do Athletico é o sétimo melhor goleiro no Brasileirão em eficácia nos lançamentos, com 44% de acerto, e nono melhor nas cobranças de tiro de meta, com eficiência de 50%.

No geral, em 58 partidas na temporada, Bento sofreu 57 gols (0,9 por jogo) e esteve presente em 31 vitórias, 12 empates e 15 derrotas. Goleiro teve duas pausas para recuperação de lesões na coxa, uma no Campeonato Paranaense por incômodo muscular e outra no Brasileirão, por lesão no músculo posterior.

Goleiro tem momentos icônicos na temporada, como na finalização na partida contra o Bahia, neste domingo (12), e na defesa cara a cara com Luis Suarez, do Grêmio, em vitória por 2 a 1 do Athletico fora de casa. Goleiro tem mais defesas marcantes, confira:

Bento deve ser negociado pelo Athletico em 2024

O Athletico quer fazer da venda de Bento um momento histórico no futebol sul-americano – Furacão quer tornar goleiro na venda mais cara da posição em todo o futebol do continente. Hoje, a ida de Alisson à Roma, por 5 milhões de euros, detém recorde – na época, goleiro teve apenas 50% de seus direitos econômicos vendidos.

O rubro-negro quer, ao menos, 10 milhões de euros (R$52 milhões, na cotação atual) pela venda do goleiro, por mais que tenha recusado duas propostas do Benfica na janela de transferências do meio deste ano, uma delas por 12 milhões de euros.

Na ocasião, o Athletico decidiu manter Bento até o final desta temporada, para, aí sim, negociar o jogador. Além do Benfica, nome de Bento foi ventilado em clubes como a Internazionale-ITA e o Barcelona-ESP.

A convocação não vai privar Bento de entrar em campo pelo Athletico, já que clube só volta a campo no dia 25, contra o Vasco na Ligga Arena, às 19h30 – quatro dias depois do segundo compromisso brasileiro durante a data Fifa.

Veja também