Bento é relacionado pela primeira vez na seleção brasileira

Compartilhe

Bento é o primeiro goleiro da história do Athletico a ser relacionado para a disputa das Eliminatóriass sul-americanas para a Copa do Mundo; entenda

O goleiro Bento, do Athletico, esteve no banco de reservas da derrota do Brasil contra a Colômbia, fora de casa, por 2 a 1. Jogador, convocado pela segunda vez em sua carreira, estreou nas relações da amarelinha e dá continuidade ao que virou tradição entre os goleiros do Furacão.

Desde Weverton, em 2016, outros três goleiros do Athletico foram chamados para disputar partidas com a seleção principal – Santos, Bento e Mycael, que ainda não estreou como profissional, mas esteve na lista do técnico interino Ramon Menezes para disputa de amistosos.

Weverton e Santos disputaram, e ganharam a medalha de ouro, nas olimpíadas como jogadores do Atheltico no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio 2021, respectivamente. Goleiros, no entanto, nunca foram convocados para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Neste âmbito, Bento foi o primeiro. Jogador já havia sido convocado para a disputa das primeiras rodadas das Eliminatórias, mas, por lesão na coxa, teve que ser cortado. Agora, por lesão do goleiro Ederson, do Manchester City, Bento voltou a ser lembrado por Fernando Diniz, e disse: “Marcado na minha vida!”

Santos é o goleiro mais vezes convocado, apenas Bento esteve nas Eliminatórias:

Weverton (2016 – 2017)três convocações (duas para amistosos e uma para Olímpiadas)
Santos (2019 – 2021)quatro convocações (três para amistosos e uma para Olimpíadas)
Bento (2023)duas convocações (duas para Eliminatórias)
Mycael (2023)uma convocação (amistosos)
Bento é relacionado pela primeira vez na seleção brasileira. Foto: Staff Images/CBF

Confira as estatísticas da temporada de Bento

Goleiro do Athletico passou 11 dos 40 jogos disputados pelo Athletico em Libertadores e Campeonato Brasileiro sem sofrer gols (29%). Goleiro defendeu 77% das bolas que foram ao gol do Athletico – número acima da média do Brasileirão.

Questionado por deficiência em jogo com os pés, goleiro do Athletico é o sétimo melhor goleiro no Brasileirão em eficácia nos lançamentos, com 44% de acerto, e nono melhor nas cobranças de tiro de meta, com eficiência de 50%.

No geral, em 58 partidas na temporada, Bento sofreu 57 gols (0,9 por jogo) e esteve presente em 31 vitórias12 empates 15 derrotas. Goleiro teve duas pausas para recuperação de lesões na coxa, uma no Campeonato Paranaense por incômodo muscular e outra no Brasileirão, por lesão no músculo posterior.

Bento deve ser negociado pelo Athletico em 2024

O Athletico quer fazer da venda de Bento um momento histórico no futebol sul-americano – Furacão quer tornar goleiro na venda mais cara da posição em todo o futebol do continente. Hoje, a ida de Alisson à Roma, por 5 milhões de euros, detém recorde – na época, goleiro teve apenas 50% de seus direitos econômicos vendidos.

O rubro-negro quer, ao menos, 10 milhões de euros (R$52 milhões, na cotação atual) pela venda do goleiro, por mais que tenha recusado duas propostas do Benfica na janela de transferências do meio deste ano, uma delas por 12 milhões de euros.

Na ocasião, o Athletico decidiu manter Bento até o final desta temporada, para, aí sim, negociar o jogador. Além do Benfica, nome de Bento foi ventilado em clubes como a Internazionale-ITA e o Barcelona-ESP.

A convocação não vai privar Bento de entrar em campo pelo Athletico, já que clube só volta a campo no dia 25, contra o Vasco na Ligga Arena, às 19h30 – quatro dias depois do segundo compromisso brasileiro durante a data Fifa

Veja também