Brasileirão de 2001: título do clube completa 18 anos

Compartilhe

No dia 23 de dezembro de 2001, o Furacão vencia o São Caetano com gol de Alex Mineiro.

23 de dezembro não deixa de ser um dia importante para o Athletico, alias, há dezoito anos, clube ganhava o principal título da história rubro-negra: o Campeonato Brasileiro de 2001. Com o rebote de Silvio Luiz, Alex Mineiro balançava a rede e garantiu a vitória de 1×0 sobre o São Caetano,  no Estádio Anacleto Campanella.

 

Naquele ano, o Furacão obteve 51 pontos em 27 jogos, com 15 vitórias, seis empates e seis derrotas, 58 gols marcados e 40 sofridos, além de vitórias sobre o Flamengo, empate com o Inter e os 6×3 contra o Bahia.

 

Na partida de ida na Baixada, o Athletico venceu o São Caetano por 4×2 e teve recorde de público, com 31 mil pessoas para ver o espetáculo. A volta foi em São Caetano do Sul, bastando apenas um empate para garantir o título, que veio aos 22 minutos do segundo tempo, após o goleiro Silvio Luís rebater a bola e Alex Mineiro mandar na rede, Furacão venceu por 1×0 e embaixo de muita chuva, chegou em Curitiba com a torcida toda esperando no Aeroporto.

 

Os jogadores da época receberam todo o carinho da torcida através das redes sociais, em especial o Alex Mineiro, decisivo nas finais.

Veja também