Campeonato Paranaense 2020 tem mudanças nas regras

Compartilhe

Fim de limite de inscritos e fórmula de disputa são as principais novidades

Em arbitral realizado nessa sexta (18) entre os clubes participantes, a Federação Paranaense de Futebol divulgou mudanças nas regras para o Campeonato Paranaense 2020, que irá começar nos dias 18 e 19 de janeiro. A principal alteração é o fim do número de atletas inscritos no Estadual, que tinha o limite de 30 jogadores nas últimas duas temporadas.

 

A regra prejudicava principalmente o Athletico que utiliza a equipe de aspirantes para disputar a competição, mas também dava ritmo de jogo para jogadores do elenco principal em algumas oportunidades. Este planejamento foi feito em 2017, por exemplo, quando o time titular só entrou em campo na 10° rodada do turno único. Já em 2018 e 2019 apenas alguns atletas que já atuavam no time de cima tiveram a oportunidade de jogar no Estadual.

 

A outra mudança é na fórmula de disputa da competição. Os 12 clubes jogarão entre si, em turno único. Os oito primeiros irão se classificar para a próxima fase onde o formato será de mata-mata, com partidas de ida e volta em todas as fases (quartas, semi e final). Os dois últimos lugares serão rebaixados para a segunda divisão.

 

O calendário ainda não foi conhecido e já existe a dúvida sobre a participação do Athletico na primeira rodada junto com os demais clubes, já que o rubro-negro irá atuar na Supercopa do Brasil no dia 19 de janeiro, em estádio ainda não definido contra o campeão brasileiro.

Veja também