Jogador ainda disse que posição é melhor para ele, e que teve conversas para atuar no meio campo do Athletico "já tinha comunicado isso"
“Acho que essa posição me cai melhor” foi como Canobbio se referiu ao teste feito pelo técnico Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai, em que utilizou o atacante atleticano como meia central. Canobbio dividiu meio campo com Felipe Carballo – meia do Grêmio – e Facundo Torres, ex-companheiro de Canobbio no Peñarol, também atacante improvisado na função.
Não joguei onde sempre joguei, mas pelas minhas características acho que aquela posição me cai melhor, foi a primeira ou segunda vez que joguei lá, mas sei que posso aprender muito mais com aquela posição.
Agustín Canobbio comentou sobre teste de Marcelo Bielsa em entrevista à ESPN
Atacante, na verdade, fez função de segundo volante – à frente de Carballo e atrás de Facundo Torres, que jogou como meia atacante. Canobbio ainda comentou que já teve diálogos para a mudança de sua função no Athletico:
“Estou me achando, já tinha comunicado isso no Athletico, eles combinaram lá, mas como sempre me viram jogando na ponta… É uma coisa que soma, sempre joguei em várias posições, procuro fazer 100%, é assim que sempre estarei e, onde eu tocar, dou meu grão de areia”
Mesmo confortável, Canobbio justificou atuação considerada ruim pela imprensa uruguaia pela forte pressão da seleção cubana, que foi derrotada por 2 a 0. Jogador do Athletico colocou na conta da forte pressão do meio campo e das falhas na procura de espaços a queda do nível, mas atestou que quer jogar mais por ali: “Tem que ser muito autocrítico e continuar aprendendo com essa posição que eu sempre quis”
Canobbio acertou 87,5% dos passes que tentou na partida desta terça-feira (20) em média que é mais alta do que os 79% que jogador tem em partidas pelo Brasileirão deste ano, em que sempre jogou como ponta. Jogador ainda teve 50% de acerto nas bolas longas que tentou.
Canobbio já se considerou “volante”, em outra ocasião
O “volante”, como definido pelo jogador, é posição definida no futebol uruguaio como um meia de ligação, que faz a bola chegar ao setor ofensivo. Na Inglaterra, função poderia ser comparada a dos meio campistas Box-to-box (de área à área, em tradução livre).
Em fala exclusiva à Trétis, Canobbio confirmou que pode fazer mais de uma função em campo: “minha característica é essa, me sacrificar pelo time. O importante é a vitória, o principal, depois vem o meu conforto em campo. “
Desde que chegou ao Furacão, Canobbio jogou apenas como extremo pelos lados do ataque. Com Paulo Turra atacante passou a ser utilizado pela ponta esquerda, diferente de como era utilizado em sua melhor fase na carreira, pelo Peñarol, em que ocupava setor da direita para o meio. Confira os mapas de calor:
Canobbio fez três gols e distribuiu quatro assistências nos 31 jogos em que figurou em 2023. Atacante, de origem, já tem mais participações em gol nesta altura do ano do que em todo o 2022, ano de estreia pelo Athletico.
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Canobbio não entra em campo pelo Athletico na partida da noite desta quarta-feira (21), contra o São Paulo, pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Bola rola às 19h no Morumbi.