Time feminino do Furacão estreia hoje no Brasileirão A2
Neste sábado (14) é dada a largada para a série A2 do Campeonato Brasileiro feminino. São 36 equipes que darão o pontapé inicial nesta temporada à partir das 15h.
Pela primeira vez com uma equipe de mulheres própria, o Athletico joga contra o Napoli no estádio Carlos Neves, em Caçador/SC, pelo grupo F da fase de grupos do campeonato. A princípio a partida estava marcada para o dia 15, mas foi adiantada pela CBF.
Desde que a CBF e a Conmebol anunciaram a obrigatoriedade de uma equipe feminina para que os clubes possam participar de campeonatos como o Brasileirão e a Libertadores, o projeto de futebol feminino tem sido posto em evidência. Para se adequar às novas regras, o Furacão manteve uma parceria com o time de mulheres do Foz Cataratas. Foi em dezembro de 2019 que o clube anunciou que daria início à uma equipe própria.
Classificado para a séria A2 do Brasileirão por conta do ranqueamento masculino no campeonato, em menos de três meses o clube formou uma equipe técnica, realizou um processo seletivo para jogadoras, adaptou suas estruturas, deu início aos treinos e, agora, estreia no maior campeonato de futebol feminino do país em busca de sua consolidação.
“Para mim foi um grande desafio, aceitei. Em dezembro começamos a mapear tudo que precisávamos para montar uma equipe. Em uma definimos que faríamos a seletiva. Em dois dias, 700 meninas já estavam escritas nessa seletiva, o que nos surpreendeu e nos fez pensar que estávamos no caminho certo”, contou Vantressa Ferreira, técnica do time, em entrevista exclusiva à Trétis. Ex-jogadora, a treinadora já teve experiência em diversos clubes e chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira Universitária.
Especializada e com experiência na área de treinamento, Vantressa é uma defensora da causa do futebol feminino e acredita no potencial do Athletico em engajar cada vez mais as mulheres no esporte. “Sempre levantei a causa do futebol feminino, que precisamos de um projeto sério, com uma equipe e uma estruturação sérias. Então vim para o Athletico porque vi que tudo isso iria dar certo pelo clube que representa ser”.
Apesar do curto período de tempo, jogadoras passaram por um processo minucioso de seleção para compor o time. “Pudemos contar com diversas áreas do clube para montarmos uma seletiva organizada. Não simplesmente fazer um “peneirão”. Então dividimos a seletiva por idade, em mais de uma etapa, avaliando cada uma no jogo, depois os aspectos mais individuais de cada uma e no fim fazíamos um filtro num segundo dia de avaliação”, revelou a técnica.
Depois disso e de uma rotina pesada em que as jogadoras dividem seu tempo entre treino e trabalho (o salário como atleta ainda não é suficiente para o sustento da maioria delas), 22 meninas entram em campo com a camisa rubro-negra: Renata (Gol); Ale, Beatriz, Laiana Cristina, Nayara e Silvana (zaga); Dayanne, Isabela, Isabelle, Julia e Rafaela (lateral); Letícia, Marilda, Giba, Natiele, Livia, Taina e Thais (meia); Daiane, Milena, Tainara e Tatiane (ataque).
“A gente tem que retribuir com um bom futebol, e retribuir todo esse carinho que a gente tem recebido”- Vantresssa Ferreira, técnica do Athletico feminino, sobre a expectativa para a estreia e o carinho da torcida.
O primeiro adversário do Athletico, o Napoli (Caçador/SC), participará pela segunda vez do Brasileirão A2. Em 2018, a equipe terminou sua estreia no campeonato com um saldo de três vitórias, dois empates e três derrotas. Eliminado na fase de grupos, as catarinenses não participaram da edição de 2019, mas retornam este ano depois de serem vice-campeãs estaduais. Athletico e Napoli compõe o grupo F da primeira fase da competição, junto com Fluminense (RJ), Toledo (PR), Chapecoense (SC) e Brasil de Farroupilha (RS).
Nesta primeira etapa do campeonato, seis partidas serão disputadas dentro de seis grupos com seis equipes cada. Depois disso, os dois melhores colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados serão classificados para as oitavas de final. No fim, os quatro semifinalistas estarão classificados para a série A1 da edição 2021 do campeonato, e os quatro piores colocados serão rebaixados.
Ficha técnica:
napoli/SC x Athletico/PR
Data: 14/03
Hora: 15:00h
Local: Estádio Carlos Neves (Caçador/SC)