Furacão vence Santos, quebra tabu de 16 anos e passa às semifinais da Copa do Brasil
A noite desta terça (14) foi especial para o Athletico Paranaense. A classificação para a semifinal da Copa do Brasil veio em grande estilo. Na “temida” Vila Belmiro, o Furacão segurou o Santos e conseguiu quebrar um tabu que durava 16 anos. Com um belo gol do zagueiro Zé Ivaldo, o rubro-negro venceu mais uma vez o Peixe na competição e garantiu mais R$ 7 milhões para a conta em premiações.
PRIMEIRO TEMPO
O técnico interino Paulo Autuori decidiu mudar o esquema tático e iniciou a partida com três zagueiros. O Furacão entrou em campo com Santos, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Thiago Heleno; Marcinho, Richard, Erick, David Terans e Abner; Nikão e Renato Kayzer. O sistema funcionou desde o início da partida e o Athletico foi muito seguro defensivamente, dando poucas oportunidades ao adversário.
Enquanto mantinha o Santos, e principalmente o meia-atacante Marinho, longe da grande área, o Furacão explorou muito as jogadas com Abner e Terans. Em uma tabelinha entre os dois surgiu a principal chance atleticana no primeiro tempo. Erick recebeu cruzamento rasteiro de Abner dentro da área, mas acabou finalizando muito mal. Pouco antes, o volante Richard exigiu bela defesa do goleiro João Paulo em jogada que também iniciou com o lateral Abner.
Já o Santos ameaçou apenas uma vez com perigo. Marinho fingiu que chutaria e cortou pro meio, finalizando de forma colocada. O goleiro Santos fez ótima defesa e evitou o gol santista.
SEGUNDO TEMPO
Na mesma pegada, o Athletico manteve seu gol seguro e passou a apostar nos contra-ataques. Aos 12′, Richard – que tinha tomado cartão amarelo – foi substituído por Christian. Já no primeiro lance do volante, ele também recebeu a advertência de Leandro Pedro Vuaden.
Já com Pedro Rocha em campo, David Terans criou uma grande chance para o meia-atacante que chegou recentemente ao Furacão. O uruguaio deu um toque primoroso por cima da zaga. Pedro Rocha perdeu o tempo no domínio, mas conseguiu finalizar pra bela defesa de João Paulo. Na cobrança de escanteio, saiu o gol rubro-negro.
Após a rebatida da zaga, Zé Ivaldo girou e soltou uma bomba. O chute saiu certeiro e o goleiro João Paulo não teve qualquer chance. Depois, o Furacão segurou a partida e conseguiu quebrar um tabu que durava 16 anos. A única vitória rubro-negra na Vila Belmiro na história havia sido nas quartas de final da Copa Libertadores 2005. Na ocasião, Aloísio Chulapa brilhou e marcou os dois gols atleticanos que levaram a equipe para as semifinais. A coincidência se repetiu nesta noite especial de terça!
Nas semifinais, previstas para os dias 20 e 27 de outubro, o Athletico deverá enfrentar o Flamengo, que venceu a primeira partida fora de casa por 4 a 0, contra o Grêmio. A definição dos mandos será via sorteio da CBF.
FICHA TÉCNICA
SANTOS: João Paulo; Pará (Marcos Guilherme), Vinicius Balieiro, Wagner Leonardo, Felipe Jonatan; Sanchez (Tardelli), Jean Mota (Ivonei), Pirani; Marinho, Raniel (Marcos Leonard) e Lucas Braga (Angelo). Técnico: Fábio Carille
ATHLETICO-PR: Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno, Pedro Henrique; Abner, Richard (Christian), Erik, Marcinho; Terans (Lucas Fasson), Nikão e Renato Kayser (Pedro Rocha). Técnico: Paulo Autuori