Furacão tem menos de um terço de seu elenco formado por jogadores da base e promete explorar mais os mercados de Argentina e Uruguai com a parceria
O Athletico detalhou, em vídeo divulgado na tarde desta terça-feira (10), o acordo de parceria fechado com o Ajax-HOL, para prospecção e desenvolvimento de jogadores. Alexandre Mattos, cartola do Furacão, projetou mercado: “países como Argentina e Uruguai são focos que serão ainda mais explorados com esta parceria.”
Mattos, CEO de futebol e negócios internacionais do Athletico, ainda disse que a intenção da iniciativa é a criação de um “denominador comum” entre duas culturas de futebol bem sucedidas. Ponto também foi destacado por Maurits Hendriks, diretor esportivo do Ajax, que fala sobre o perfil de clubes procurados pelo time holandês:
“O Ajax tem buscado clubes para fortalecer sua rede internacional. Procuramos clubes que misturem DNA com o Ajax, que sejam parecidos e que jogam no mais alto nível.”
O Athletico é o segundo clube que firma este tipo de parceria com o Ajax. Em 2022, clube da europeu fez acordo quase nos mesmos moldes com o Pachuca-MEX. Na época da assinatura do acordo, clube mexicano tinha 70% de seu elenco formado por jogadores criados em suas categorias de base, dado que contrasta com o Athletico, que possui apenas 31%.
No último domingo, em entrevista coletiva, o técnico Wesley Carvalho comentou dificuldade na utilização de atletas da categoria sub-20 no elenco profissional: “Não vi nenhum atleta que poderia pegar e colocar aqui para jogar no profissional.”
Treinador assistiu, presencialmente, a derrota do Furacão no clássico Atletiba pelo Campeonato Paranaense da categoria. Na ocasião, o Athletico perdeu por 2 a 0 no Couto Pereira.
Nesta edição do Campeonato Brasileiro, time já promoveu as estreias de sete jogadores das categorias de base nas delegações para as partidas – os zagueiros Arthur Zanella e Lucas Belezi, o lateral-direito Léo Ataíde, os meias Danielzinho e Dudu e o atacante Felipe Chiqueti. O goleiro Mycael, o lateral-esquerdo Vinícius Kauê e o atacante Emersonn também foram relacionados em outras ocasiões. Apenas Vinicius Kauê entrou em campo.
Ambição de se tornar clube formador
Em entrevista, o presidente do conselho administrativo do Athletico, Mário Celso Petraglia, externou – mais uma vez – a intenção do Athletico em se tornar o maior clube formador do atletas em todo o planeta. Projeto também aparece na fala de Leonardo Coelho, coordenador das categorias de base do Furacão:
“O objetivo de longo prazo é que a gente (base) se torne, assim como o Ajax, a base de um clube formador, que sejamos reconhecidos como o principal clube formador e vencedor do país. O objetivo de ambos os clubes é de estar numa final de Mundial, quem sabe não nos encontramos nesse caminho.”
Mesmo em regime de parceria, o Ajax considera que pode aproveitar oportunidade para comprar jogadores de potencial, segundo Kevin de Lang, diretor de prospecção do clube.
Acordo feito entre Atheltico e Ajax tem prazo de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco caso haja êxito. Clubes tem ideias parecidas da utilização das categorias de base, segundo Maurits Hendriks:
“Acreditamos no sucesso utilizando talentos próprios, meninos da base. Os objetivos são claros – queremos compartilhar conhecimento para nos aprimorarmos, e, ao mesmo tempo, o clube (Athletico) é uma boa ligação para o grande continente da América do Sul. Há muito talento e, desta maneira, será mais fácil de identificar ao Ajax.”
Confira, na íntegra, material divulgado pelo Athletico:
O Athletico volta a campo em 18/10, quarta-feira da próxima semana, contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A bola rola às 19h e o Furacão briga por vaga na Copa Libertadores de 2024 – time está há três pontos do G4 do Campeonato Brasileiro.